O Navio de Assistência Hospitalar Dr. Montenegro chegou, na última semana, em Cruzeiro do Sul para realizar uma série de ações de saúde. O Governo do Estado e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul vão dar apoio para os atendimentos.
Previstos para se iniciarem ainda esta semana, os atendimentos contemplam consultas médicas e odontológicas, cirurgias de pequeno porte, exames clínicos, laboratoriais, pré-natais, mamografia e raio-X, além de palestras educativas, distribuição de medicamentos e atenção farmacêutica.
O secretário de Saúde do Estado, Pedro Pascoal, manifestou o apoio da Sesacre à tripulação: “O Estado entra com todo o apoio logístico, no intuito de atender e auxiliar durante a missão; nosso objetivo é ajudar a otimizar os atendimentos, levando à população acolhimento em saúde”.
O atendimento em Cruzeiro do Sul tem início neste dia 10 e permanece até o dia 19 ou 20 e segue até Marechal Thaumaturgo. A equipe de saúde do Nash Dr. Montenegro dispõe de 27 militares sendo estes: seis médicos, incluindo pediatra, radiologista e cinco dentistas, entre estes um odontopediatra e buco maxilo.
A missão deve durar até a segunda quinzena de abril, sujeita a mudanças em virtude da variação do nível do rio. As comunidades em que não for possível chegar com o navio, serão alcançadas com embarcações menores ou veículos terrestres. A meta é atender de 15 a 20 mil pessoas durante a missão no Juruá Acreano.
“Para nós é motivo de satisfação receber esse importante reforço na nossa saúde através dessa missão da Marinha. Iremos prestar todo apoio que for necessário para que as equipes consigam realizar o maior número possível de atendimentos no maior número possível de comunidades. Quem tem a ganhar com isso é a nossa população”, disse a secretária de Saúde de Cruzeiro do Sul, Valéria Lima.
O comandante da embarcação, capitão-de-corveta Thiago Batista Rocha D’Oliveira, ressaltou a importância do suporte do Estado para um atendimento de qualidade. “Sem a parceria com a Sesacre fica difícil cumprir a missão, pois a secretaria tem o mapeamento das cidades e nos fornece apoio, com lanchas, viaturas e outras demandas que temos”, explicou.
O navio de assistência hospitalar (NAsH) Dr. Montenegro, transferido por contrato de cessão entre a Marinha do Brasil e o governo do Acre. Seu nome é uma homenagem ao médico acreano Manoel Braga Montenegro (1927-2020), nascido no Vale do Juruá.
Com informações das Assessorias
Sensação
Vento
Umidade