Na sessão desta quarta-feira (1º), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Pedro Longo (PDT) levou à tribuna duas pautas de interesse direto da população dos municípios de Porto Walter e Tarauacá.
O parlamentar informou que, após apelos feitos ao órgão, a Defensoria Pública do Estado do Acre designou uma equipe para realizar atendimentos jurídicos em Porto Walter entre os dias 13 e 17 do próximo mês. A ação será realizada no Centro Cultural Maria Zeinar Gomes Bezerra e vai beneficiar famílias que vivem há muitos anos em áreas rurais, mas que recentemente passaram a sofrer ameaças de supostos proprietários de terras.
Segundo o pedetista, a presença da Defensoria vai garantir mais tranquilidade e segurança às famílias. Ele orientou os moradores a levarem documentos pessoais, provas de posse, contratos de compra e venda antigos e o nome de testemunhas para fortalecer os atendimentos.
“São famílias que estão lá há 10, 15, 20 anos e agora passam por pressões. Essa medida vai trazer alívio e segurança para quem há tanto tempo contribui com a produção e a segurança alimentar do município”, destacou.
Outro tema levado à tribuna foi um apelo para que o Governo do Estado ceda ao município de Tarauacá um imóvel localizado às margens da BR-364, onde funcionariam galpões industriais, mas que hoje estão abandonados. A ideia, segundo o deputado, é transformar o espaço em uma clínica de recuperação para pessoas em situação de dependência química.
A proposta é fruto de uma articulação da vereadora Camila e o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, já teria manifestado apoio à iniciativa.
“Essa clínica não atenderia apenas Tarauacá, mas também Feijó, dada a localização estratégica. É uma demanda urgente da região, e pedimos agilidade ao governo para que essa cessão se concretize o quanto antes”, afirmou Longo.
O parlamentar reforçou que seu gabinete, em conjunto com a vereadora Camila e demais vereadores de Tarauacá, seguirá acompanhando o processo para que a população seja contemplada com essa política de saúde e acolhimento.
Texto: Mircléia Magalhães/ Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale
Sensação
Vento
Umidade