O município de Rodrigues Alves encerrou neste domingo, 5, a 9ª edição do Festival da Banana, com recorde de público e uma programação que movimentou a economia local e reiterou o potencial produtivo e cultural da região. O evento, que contou com apoio do governo do Estado, foi palco de celebração, geração de renda e valorização das famílias que trabalham com o cultivo e beneficiamento da banana.
Integrando a programação, a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) realizou o ConectaBanana, evento que levou inovação e tecnologia para dentro do Festival da Banana. A iniciativa faz parte de uma série de ações que o governo do Estado tem promovido na região do Juruá para aproximar a tecnologia das pessoas e despertar novos talentos.
“Hoje, com o ConectaBanana, damos mais um passo importante, desta vez em Rodrigues Alves, consolidando o Juruá como uma região de destaque no mapa da inovação acreana”, afirmou gestor da Seict no Juruá, Alcy Costa.
A Seict já realizou, nos últimos meses, projetos como a Primeira Gincana Digital do Juruá; o Gov Tech HAB, na Expoacre Juruá; o Farinova, dentro do Festival da Farinha em Cruzeiro do Sul; e o Cocotech, no Festival do Coco, em Mâncio Lima. Agora.
O vice-prefeito do município destacou a satisfação em contar com a parceria do Estado, por meio da Seict. “É uma alegria imensa ver Rodrigues Alves recebendo um espaço como o ConectaBanana dentro do nosso Festival da Banana. O festival, que já é símbolo da nossa força no campo e da nossa tradição, agora também se torna palco da tecnologia e da inovação. Isso mostra que a cidade está preparada para o futuro, mas sem perder suas raízes”.
o ConectaBanana e as demais iniciativas, têm um propósito comum: unir tradição e inovação, mostrando que o Acre tem potencial para crescer com sua própria identidade e preparar a juventude para os desafios do futuro.
Para o coordenador dos jogos, Mateus Costa, estar no ConectaBanana é fazer parte de um movimento estadual de inovação que começou com o apoio do governo. “A Futurion1 [grupo que organizou os jogos] nasceu do sonho de mostrar que a juventude do Acre tem força, criatividade e talento para transformar o presente em futuro”, afirmou.
Já o campeão de Free Fire, Ryan Oliveira, falou sobre o aprendizado adquirido. “Aqui a gente joga, se diverte, mas também aprende muito sobre tecnologia, trabalho em equipe e respeito. É bonito ver o governo, a prefeitura e a galera da Futurion1 acreditando na juventude e trazendo eventos que unem o que a gente mais gosta com o que a gente mais precisa: conhecimento”, disse.
Durante os dias de festividade, centenas de empreendedores locais tiveram a oportunidade de comercializar produtos derivados da fruta, entre eles doces, bolos, salgados e bebidas típicas. Um dos grandes destaques foi o tradicional “Chico Balanceado”, doce que encantou os visitantes pelo sabor e pela criatividade na utilização da banana como ingrediente principal.
A última noite do evento contou com a presença da vice-governadora Mailza Assis, que prestigiou a programação marcada por rodeio, show nacional, escolha do maior cacho de banana e o concurso gastronômico que escolheu o melhor prato derivado da banana.
A grande vencedora foi a tapioca com carne desfiada e banana da terra, que conquistou o público e o júri pelo equilíbrio entre tradição e inovação culinária.
The post Com apoio do governo do Estado, Rodrigues Alves encerra Festival da Banana com inovação tecnológica appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade