A bancada federal do Acre, em Brasília (DF), se reuniu na última quinta-feira (16), com o Embaixador do Peru, Rómulo Acurio, para tratar sobre voos regulares entre as cidades de Cruzeiro do Sul, interior do Acre e Pucallpa, Capital de Ucayali no Peru.
Segundo a bancada do Acre, para que seja aprovado os voos entre as cidades, o aeroporto de Cruzeiro do Sul precisa operar voos internacionais. Para a finalizada é necessário postos da Polícia Federal, Receita Federal, Vigilância Agropecuária Internacional e Vigilância Sanitária.
Durante a conversa, ficou acertado uma missão oficial a Lima, com todos parlamentares da bancada, para conhecer o projeto do Porto de Chancay, uma opção mais econômica e rápida para o transporte de produtos brasileiros para o mercado asiático.
Outro ponto discutido foi a situação da Estrada do Pacífico, a BR-317. Conforme o embaixador, a rodovia é subutilizada. “Precisamos, antes de mais nada, entender quais são os obstáculos que levam a essa situação”, disse Acurio, ao pedir apoio aos parlamentares junto aos órgãos federais brasileiros.
O objetivo da rodovia é garantir o acesso dos produtos brasileiros ao Pacífico e dos produtos peruanos ao Atlântico. No entanto, em 2017, foi constatado que ela praticamente não estava sendo usada para realizar comércio. A média de circulação era de apenas sete veículos comerciais por hora, uma média extremamente baixa. Segundo as autoridades peruanas, basicamente não haviam produtos brasileiros transitando a caminho dos portos no Peru.
Estiveram presentes os deputados Zezinho Barbary (PP), Gerlen Diniz (PP), Roberto Duarte (Republicanos), Meire Serafim (UB), Eduardo Veloso (UB) e o senador Alan Rick (UB).
Sensação
Vento
Umidade