Comunidades isoladas dos municípios do Itamaraty, Carauari, Eirunepé, Ipixuna, Guajará, no Amazonas, e das cidades acreanas de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Mâncio Lima, todos localizados às margens do Rio Juruá, recebem atendimentos em saúde até o próximo dia 30 de abril do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro”.
Aguardando o nível do rio subir para realizar os atendimentos em Marechal Thaumaturgo, o comandante Thiago D’Oliveira revelou que sem o apoio do governo do Estado e da prefeitura os atendimentos seriam inviáveis. Somente em Cruzeiro do Sul já foram realizados 1.200 atendimentos.
Apoio Municipal
Criado na gestão do prefeito Zequinha Lima, o Programa Saúde na Comunidade buscou tornar regular o que antes ocorria apenas de maneira excepcional: atendimento nas comunidades da zona rural, aí incluídos ramais e áreas ribeirinhas.
Graças ao planejamento das ações por parte da SEMSA, tanto as ações, quanto a oferta dos serviços, puderam ser ampliados. Agora, com a presença da equipe do Nash Montenegro, as ações podem ampliar ainda mais o seu alcance nas comunidades.
“A presença da missão da Marinha representa profissionais, equipamentos e recursos extras, valiosos para a saúde da população, especialmente das comunidades de mais difícil acesso”, explicou a secretária municipal de saúde Valéria Lima.
“Por outro lado, as informações das equipes da SEMSA, que estão em contato direto com as comunidades, são valiosas para que a equipe da Marinha possa direcionar melhor o tempo e recursos para obter os melhores resultados”, concluiu.
Com informação das assessorias
Sensação
Vento
Umidade