Com o auditório lotado e mais de 150 servidores públicos participando, o primeiro dia do RH Itinerante de Gestão de Pessoas, realizado nesta quarta-feira, 8, em Cruzeiro do Sul, marcou o início de mais uma edição do programa promovido pelo governo do Acre, por meio do Departamento de Formação e Capacitação do Servidor (Decap), vinculado à Secretaria de Estado de Administração (Sead).
Durante o evento, os participantes acompanharam palestras, dinâmicas e orientações sobre temas como atendimento humanizado, teletrabalho, segurança da informação, direitos e deveres do servidor público e gestão de pessoas.
A programação foi aberta com a palestra “Política de Atendimento com Qualidade, Inclusão e Equidade no Atendimento Público”, ministrada pela diretora da Organização em Centros de Atendimento (OCA), Fran Britto.
Em sua fala, a diretora destacou que o servidor público é a peça principal na construção de um atendimento mais humano e empático: “As pessoas podem até esquecer o seu nome ou de onde te conhecem, mas nunca vão esquecer como você as fez se sentir. Isso vale para uma experiência positiva ou negativa. Então, decidam como querem ser lembrados”, afirmou.
Durante a palestra, uma servidora da área da saúde compartilhou uma experiência pessoal sobre empatia e acolhimento: “Trabalhei na sala de parto e acompanhei uma gestante do início ao fim. Anos depois, ela me reconheceu na rua e lembrou daquele momento. Eu mesma não lembrava dela, mas percebi o quanto aquele atendimento marcou a vida dela. Foi muito emocionante”, relatou.
O diretor de Gestão de Pessoas da Sead, Fábio Lima, apresentou o novo Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), também conhecido como e-Turmalina, destacando os avanços na eficiência e segurança dos processos administrativos.
“Quando entrei no Estado, em 2006, o processamento da folha de pagamento levava cerca de 36 horas. Hoje, com o novo sistema, esse processo é concluído em aproximadamente 5 horas e 30 minutos”, explicou.
“Com o novo sistema, conseguimos agilizar processos, reduzir prazos e garantir que o servidor tenha suas demandas atendidas de forma mais ágil”, afirmou.
Fábio Lima também destacou a importância do fortalecimento da proteção de dados, com a adoção de protocolos de segurança e autenticação em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A chefe do Departamento Setorial de Gestão de Pessoas da Sead, Joelma Araújo, apresentou orientações sobre o teletrabalho e o Ponto Web, ferramentas que promovem mais transparência e eficiência no controle da jornada dos servidores.
“A adesão depende do secretário da pasta e do chefe imediato, que avaliam o perfil do servidor e a viabilidade da função. O regime pode ser parcial ou integral, e o decreto estabelece que apenas 50% do setor pode aderir ao teletrabalho ao mesmo tempo”, explicou Joelma Araújo.
Segundo a palestrante, as chefias podem adotar escalas de revezamento, garantindo o equilíbrio entre o trabalho remoto e o presencial.
Na palestra sobre Gestão de Recursos Humanos, a servidora Catarina Valente abordou o papel das relações interpessoais no ambiente de trabalho e a importância do autoconhecimento para o desenvolvimento profissional.
“As pessoas são seres complexos e desafiadores, e as dificuldades nas relações podem, por vezes, começar em nós mesmos. O autoconhecimento é essencial para lidarmos melhor com o outro e com os desafios da convivência profissional”, enfatizou.
Encerrando o primeiro dia de atividades, a chefe do Departamento Jurídico de Gestão de Pessoas da Sead, Helcinkia Albuquerque, ministrou a palestra “Direito Administrativo com Ênfase no Servidor Público – Direitos e Deveres”.
A palestrante explicou que a estabilidade dos servidores públicos é garantida pelo artigo 41 da Constituição Federal e pela estabilidade excepcional, prevista no artigo 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT).
“São estáveis, após três anos de efetivo exercício, os servidores nomeados para cargo efetivo em virtude de concurso público. Já os servidores sem concurso, que estavam em exercício há pelo menos cinco anos até 5 de outubro de 1988, também adquiriram estabilidade excepcional”, esclareceu.
O primeiro dia do RH Itinerante de Gestão de Pessoas em Cruzeiro do Sul foi marcado por aprendizado, interação e troca de experiências entre os servidores.
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