Para inscrever novos artesãos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), o governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), promove uma caravana de cadastramento entre os dias 20 e 25 de outubro, em Feijó, Manoel Urbano e Sena Madureira. O serviço é gratuito para a população.
Para Risoleta Queiroz, coordenadora do Artesanato Acreano da Sete, o cadastramento gratuito proporciona aos artesãos diversos benefícios. “Os artesãos desses municípios terão oportunidade de se cadastrar e adquirir a carteira, que oferece benefícios como financiamentos e participação de feiras nacionais e locais, além da possibilidade de expor na Casa do Artesanato Acreano”, destaca.
De acordo com o titular da Sete, Marcelo Messias, o cadastramento de artesãos no Sicab é essencial para fortalecer o artesanato acreano. “As peças do nosso artesanato têm ganhado reconhecimento nacional e internacional, e por meio da Carteira do Artesão eles poderão ter acesso a políticas públicas, capacitações e oportunidades de comercialização em grandes eventos. O registro no Sicab representa não apenas a valorização cultural, mas também o estímulo ao empreendedorismo”, destaca.
A caravana inicia em Feijó, nos dias 20 e 21 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 16, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, no Parque de Eventos do município.
Manoel Urbano recebe a caravana nos dias 22, das 10h às 12h e das 13h às 17h, e 23 de outubro, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede da Associação Mulheres da Terra, localizada na BR-364, km 8, sentido Sena Madureira.
Nos dias 24 e 25 de outubro é a vez de Sena Madureira receber a equipe para cadastramento. A ação será na sede da Associação Favela Viva, na rua Aurindo Brito, 151, bairro Vitória.
Para participar do cadastramento, o artesão precisa se dirigir ao local da ação e apresentar RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), comprovante de endereço e três peças do artesanato que produz.
O Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) é um serviço que oferece a possibilidade de reconhecimento formal da produção artesanal ou da condição de mestre artesão. Com a carteira válida, o artesão pode ter acesso a políticas públicas no âmbito do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), como a participação em feiras e acesso a microcrédito e capacitação técnica, gerencial e de comercialização.
The post Governo promove caravana de cadastramento de artesãos em municípios do Acre appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade