As ações sociais do Juntos Pelo Acre, maior programa social do governo do Estado, liderado pela vice-governadora Mailza Assis, já beneficiou mais de 150 mil pessoas em 2025.
Neste sábado, 18, a ação chegou ao km 68, zona rural de Brasileia, levando um dia de cidadania com serviços gratuitos para centenas de moradores numa ação conjunta da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) com a prefeitura do município.
A escola José Germano da Silva e a Unidade de Saúde da Família (USF) Pedro Oliveira de Souza funcionaram como pontos de serviços de saúde, assistência social, recreação para crianças, oficina de culinária, emissão de documentos e Registro Social.
Sucesso entre a população, o Vestuário Social, que já chegou em casas de acolhimento e abrigos em mais de 17 cidades, inclusive comunidades rurais, já é considerado o “coração” do programa Juntos Pelo Acre, por ser um dos mais procurados pela população. O projeto marca presença em todas as edições; nesta, foram entregues 300 kits de roupas femininas a partir dos 12 anos à comunidade rural.
O posto de saúde concentrou em um só lugar todos os serviços de saúde; famílias resolveram situações médicas, receberam atendimentos com clínico geral, vacinação, testes rápidos, oftalmologista, pediatra, dentista, psicólogo, coleta do Preventivo do Câncer de Colo do Útero, farmácia, eletrocardiograma e encaminhamentos para especialistas.
O Bolsa Família esteve presente pela Secretaria Municipal de Assistência Social com novos cadastros, atualização e consulta do benefício e a Prefeitura de Brasileia marcou presença com o programa Saúde Mais com uma van odontológica.
Também foram disponibilizados atendimentos jurídicos para salário maternidade, aposentadoria rural, auxílio doença, auxílio acidente e BPC Loas para pessoas com deficiência, idoso e crianças.
Com um kit de roupas novas em mãos, Daniele Nascimento experimenta um blazer, se diz confiante e está feliz com suas peças novas. Dependente química em recuperação, a moradora do km 23 atualmente coordena a comunidade terapêutica Caminho de Luz Alto Acre, com mais 60 pessoas em tratamento, inclusive crianças. “Fiz um programa terapêutico na Caminho de Luz, hoje estou quase livre do vício, com meu tratamento posso participar desses eventos e to ajudando outras pessoas. To muito feliz por que fui presenteada com roupas do Vestuário Social. Fui ajudada e hoje estou nesse espaço com muita gratidão, ajudando outras pessoas a se livrar de vícios”, diz.
Ela conta que chegou para fazer a recuperação, terminou o ensino médio, e agora está no penúltimo período da faculdade de Assistência Social.
Daniele é uma das mais de 100 mil mulheres impactadas pelo Vestuário Social, projeto dentro do Juntos Pelo Acre, idealizado pela vice-governadora Mailza Assis, também secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, que conta roupas novas doadas pela Receita Federal e Correios para mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Uma atitude que melhora nossa autoestima, que nos dá confiança. Toda mulher gosta de uma roupa nova, e vocês tem ajudado muitas”, disse.
Na UBS, a comunidade conseguiu ter acesso a serviços como vacinação, pré-natal, consulta com clínico geral, enfermeiros e odontologia básica. A dona de casa Etiene Rodrigues das Neves moradora no km 59, com mais 18 km de ramal afirmou estar satisfeita. “Me consultei, fui muito bem atendida, e está tudo organizado. Muito obrigada ao governo e a prefeitura por se unirem e fazer chegar até nós esses serviços. Tomara que vá para outros lugares ajudar mais gente”, disse.
Outra paciente, a agricultora Elisabete da Silva, moradora do Ramal Arraial, localizado no km 84, com mais 7 km de ramal, também destacou a importância do serviço. “A gente precisa viajar para a Brasileia para conseguir atendimentos que tem aqui hoje. Fiz consulta com oftalmologista, levei minha neta ao pediatra, tá tudo bem. Graças a Deus, temos esse atendimento aqui, perto de casa, e isso ajuda muito a comunidade que nem sempre consegue ir à cidade“, afirmou.
Quem também ficou satisfeita com o atendimento foi Arteniza Cavalcante, moradora do km 75. Trouxe as duas filhas ao pediatra, pegou remédios, marcou exames e fez eletrocardiograma.
A SEASDH realizou mais uma oficina gratuita de torta, bolo, salgado e biscoitos. Atendendo um grupo de aproximadamente 10 mulheres, o objetivo foi levar para mais perto das participantes essa formação gratuita para as interessadas em aprender ou se aperfeiçoar em técnicas de confeitaria que possam ser utilizadas de forma a complementar a renda familiar ou até mesmo para iniciar uma nova carreira profissional, focada no empreendedorismo e buscando independência financeira.
Já a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) esteve presente com com a campanha Feminicídio Zero e a Sesacre, por meio do Hemonúcleo de Brasileia , com a campanha “Doar sangue é compartilhar vida”.
Também marcaram presença vereadores, secretários municipais, parlamentares e líderes comunitários.
The post Com mais de 150 mil atendimentos, Juntos Pelo Acre chega em Brasileia e disponibiliza serviços para população da zona rural appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade