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Acre

Procon promove orientações sobre direitos dos consumidores para idosos em Brasileia

Compartilhar informação é um gesto de cuidado. E, quando se trata dos direitos dos consumidores idosos, esse ato torna-se ainda mais essencial, poi...

23/10/2025 11h07
Por: Redação068
Fonte: Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Compartilhar informação é um gesto de cuidado. E, quando se trata dos direitos dos consumidores idosos, esse ato torna-se ainda mais essencial, pois representa respeito, proteção e inclusão.

Nesse sentido, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon) está realizando, neste mês, uma série de palestras voltadas especialmente para o público da terceira idade. Em Brasileia, os centros de Atendimento ao Idoso estão sendo contemplados com essas ações educativas.

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Centros de Atendimento ao Idoso de Brasileia estão recebendo atividades educativas. Foto: Tamires Moreira/Procon
Centros de Atendimento ao Idoso de Brasileia estão recebendo atividades educativas. Foto: Tamires Moreira/Procon

Durante as atividades, os agentes do Procon orientam os participantes sobre temas fundamentais, como o direito à informação clara e correta sobre produtos e serviços, a proibição de práticas enganosas, cuidados com empréstimos consignados e golpes financeiros, além da importância de sempre exigir nota fiscal e conhecer os canais de denúncia disponíveis em caso de irregularidades.

De acordo com a chefe da Divisão do Procon no Alto Acre, Mayra Araújo, a iniciativa tem como objetivo empoderar o público idoso por meio do conhecimento e, assim, assegurar que sejam tratados com dignidade nas relações de consumo, evitando que se tornem vítimas de práticas abusivas.

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Agentes do Procon explicam as leis consumeristas aos idosos. Foto: Tamires Moreira/Procon
Agentes do Procon explicam as leis consumeristas aos idosos. Foto: Tamires Moreira/Procon

“Muitos idosos são consumidores ativos, mas ainda desconhecem direitos básicos. Ao levar informação, ajudamos a prevenir abusos e a garantir que façam escolhas mais seguras e conscientes. Essa troca de conhecimento é também uma forma de cuidado e valorização dessa geração que se mantém ativa em nossa economia”, destacou.

A proteção ao idoso está assegurada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Em seu artigo 4º, a lei consumerista defende a harmonização das relações de consumo e a proteção dos mais vulneráveis, entre eles os idosos. Já o Estatuto do Idoso estabelece que o Estado e a sociedade devem adotar medidas para coibir práticas que resultem em exploração financeira ou prejuízo econômico contra pessoas idosas.

Os idosos ficam atentos a todos os assuntos abordados na palestra sobre direitos do consumidor. Foto: Tamires Moreira/Procon
Os idosos ficam atentos a todos os assuntos abordados na palestra sobre direitos do consumidor. Foto: Tamires Moreira/Procon

Entre os participantes, Maria Eunice Jerônimo de Araújo, de 66 anos, moradora do km 26 de Brasileia, destacou a importância do encontro realizado no Centro do Idoso. “Fiquei muito satisfeita com as informações e com o carinho dos servidores do Procon. Aprendi que a gente tem direitos e deve procurar ajuda quando for enganado ou tiver dúvida”, disse.

Assim como os centros de Atendimento ao Idoso, outras instituições, escolas e associações também podem solicitar as atividades da Divisão de Educação para o Consumo do Procon. Para isso, basta entrar em contato pelos telefones 151 ou (68) 3223-7000. Quem preferir o atendimento presencial pode procurar uma unidade da OCA no seu município.

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