Compartilhar informação é um gesto de cuidado. E, quando se trata dos direitos dos consumidores idosos, esse ato torna-se ainda mais essencial, pois representa respeito, proteção e inclusão.
Nesse sentido, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon) está realizando, neste mês, uma série de palestras voltadas especialmente para o público da terceira idade. Em Brasileia, os centros de Atendimento ao Idoso estão sendo contemplados com essas ações educativas.
Durante as atividades, os agentes do Procon orientam os participantes sobre temas fundamentais, como o direito à informação clara e correta sobre produtos e serviços, a proibição de práticas enganosas, cuidados com empréstimos consignados e golpes financeiros, além da importância de sempre exigir nota fiscal e conhecer os canais de denúncia disponíveis em caso de irregularidades.
De acordo com a chefe da Divisão do Procon no Alto Acre, Mayra Araújo, a iniciativa tem como objetivo empoderar o público idoso por meio do conhecimento e, assim, assegurar que sejam tratados com dignidade nas relações de consumo, evitando que se tornem vítimas de práticas abusivas.
“Muitos idosos são consumidores ativos, mas ainda desconhecem direitos básicos. Ao levar informação, ajudamos a prevenir abusos e a garantir que façam escolhas mais seguras e conscientes. Essa troca de conhecimento é também uma forma de cuidado e valorização dessa geração que se mantém ativa em nossa economia”, destacou.
A proteção ao idoso está assegurada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Em seu artigo 4º, a lei consumerista defende a harmonização das relações de consumo e a proteção dos mais vulneráveis, entre eles os idosos. Já o Estatuto do Idoso estabelece que o Estado e a sociedade devem adotar medidas para coibir práticas que resultem em exploração financeira ou prejuízo econômico contra pessoas idosas.
Entre os participantes, Maria Eunice Jerônimo de Araújo, de 66 anos, moradora do km 26 de Brasileia, destacou a importância do encontro realizado no Centro do Idoso. “Fiquei muito satisfeita com as informações e com o carinho dos servidores do Procon. Aprendi que a gente tem direitos e deve procurar ajuda quando for enganado ou tiver dúvida”, disse.
Assim como os centros de Atendimento ao Idoso, outras instituições, escolas e associações também podem solicitar as atividades da Divisão de Educação para o Consumo do Procon. Para isso, basta entrar em contato pelos telefones 151 ou (68) 3223-7000. Quem preferir o atendimento presencial pode procurar uma unidade da OCA no seu município.
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