Pensando na valorização de seus servidores, nesta sexta-feira, 24, o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), promoveu uma manhã dedicada à saúde e ao bem-estar. A programação contou com palestra sobre saúde mental no ambiente de trabalho, realizada no auditório da Biblioteca Pública, além de exames de bioimpedância e orientações nutricionais.

Durante a palestra, os participantes realizaram dinâmicas, aprenderam sobre estratégias para manter a atenção e a disposição mental no dia a dia, bem como a importância de reservar tempo de qualidade para a convivência familiar e o lazer.
Foram destacadas atitudes simples e eficazes para fortalecer o foco e a disciplina, como reduzir o tempo diante das telas, praticar atividades físicas leves, como caminhadas, e valorizar momentos de lazer e brincadeiras em família. As orientações reforçaram a importância de cuidar da mente com hábitos saudáveis e equilibrar a rotina entre trabalho, descanso e convivência.

A palestrante do Sesi, psicóloga Leidiane Costa, apontou que segundo o relatório global World Mental Health Day 2024 do Instituto Ipsos, o Brasil é o 4º país mais estressado do mundo, atrás apenas da Suécia (1º), Turquia (2º) e Polônia (3º). Uma pesquisa divulgada em outubro de 2024 apontou que 42% da população brasileira relatou ter tido mais de um episódio de estresse que atrapalhou a rotina em um ano.
Na autarquia estadual de saneamento, o acompanhamento social é feito mensalmente com os colaboradores, visto ser um setor com muitas atividades laborais de alto grau de exigência fisica e mental, bem como focada na responsabilidade de promover um serviço público essencial para a qualidade de vida da população atendida e que, muitas vezes, demanda situações de emergência.

O presidente do Saneacre, José Bestene, ressaltou a importância de cultivar hábitos saudáveis dentro e fora do ambiente de trabalho. “Cuidar da saúde mental e física é fundamental. O servidor que está bem trabalha melhor, se relaciona melhor e contribui com mais qualidade para o atendimento à população. Essa é uma das prioridades do governo na gestão do governador Gladson Camelí. Nosso compromisso é garantir que cada colaborador tenha esse suporte e se sinta valorizado”, destacou Bestene.
A servidora Érika Leorne, da Divisão Jurídica do Saneacre, também elogiou a iniciativa: “Isso é muito importante para o servidor, graças ao nosso presidente que valoriza os funcionários. Esses cuidados com a saúde física e mental são essenciais para que o servidor seja produtivo e esteja saudável”, afirmou.

As ações de saúde e cuidado com os servidores não se limitam à capital. De acordo com a Divisão de Serviço Social da autarquia, a gestão determinou que o mesmo atendimento chegue às unidades do interior, superando desafios logísticos. Prova disso é que a iniciativa desta sexta-feira já foi aplicada em municípios da regional do Baixo Acre.
Seguindo um cronograma, a ação junta-se a diversas capacitações já realizadas neste ano, promovendo um apoio amplo para o desenvolvimento funcional de quem contribui diariamente para o saneamento no Acre.

O exame de bioimpedância ofertado é um método não invasivo para avaliar a composição corporal, medindo a resistência elétrica dos tecidos para estimar a quantidade de gordura, massa magra, água corporal e outros componentes, permitindo que os servidores saibam o que devem fazer para melhorar sua saúde ou continuar fazendo para manter o bem-estar.
Ao longo do ano, o Saneacre também realiza exames periódicos, campanhas de vacinação e outras ações voltadas à qualidade de vida de seus colaboradores. A autarquia reforça que cada servidor tem papel essencial na missão de levar água potável às famílias acreanas — e para cumprir essa missão, é indispensável estar saudável, física e mentalmente.
The post Saneacre promove ações de saúde e bem-estar para servidores em parceria com o Sesi appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade




