A Caravana do Transtorno do Espectro Autista (TEA) do programa Mentes Azuis chegou a Senador Guiomard nesta segunda, 27, com uma ação destinada a auxiliar mães atípicas – mães de crianças e jovens com autismo ou deficiência intelectual -, comunidades escolares e familiares. A iniciativa aborda ações educativas sobre manejo comportamental para lidar com situações desafiadoras na convivência com o TEA, bem como a inclusão produtiva e empreendedora, estimulando o empreendedorismo e a geração de renda, promovendo autonomia e negócios solidários.

Implementado pelo governo do Acre, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac), o projeto, inédito no estado e no Brasil, oferece amparo social a crianças e jovens com autismo ou com deficiência intelectual, bem como para suas mães, partindo do princípio de que a saúde mental e o bem-estar maternos são fundamentais para o êxito no tratamento do autismo.

Ao reconhecer essas mães como agentes de transformação e pesquisadoras naturais da própria realidade, o programa pretende valorizá-las e apoiá-las, promovendo inclusão social e produtiva, por meio da oferta de bolsas (transferência de renda), formações e oportunidades de negócios. No valor de R$300, as bolsas são pagas pelo período de cinco meses, para que as mães atípicas produzam dados sobre inclusão e realidade das famílias no Acre.
Segundo a coordenadora do programa Mentes Azuis, Zenilda Leão, “a Caravana do TEA é uma jornada de amor, aprendizado e esperança, que colore o Acre de azul, levando luz e conhecimento a cada canto do estado, com objetivo de valorizar mulheres que transformam o amor em pesquisa, a vivência em conhecimento e o cuidado em transformação social”.

Franciane Bandeira, mãe de um jovem de 19 anos portador de TEA, é uma das mulheres atendidas pelo programa em Senador Guiomard. E relatou quão positivo é o contato com outras mães atípicas, a troca de experiências, o acolhimento, o cuidar e a esperança de vivências saudáveis: “Minha vida foi transformada para melhor e só tenho a agradecer o governo do Estado”.
O presidente da Fapac e idealizador do Mentes Azuis, Moisés Diniz, esclareceu que o programa é financiado por emendas parlamentares, destacando o empenho do governador Gladson Camelí para que fosse efetivado.

“É motivador ter o nosso Estado como visionário num projeto social de tamanha relevância para um setor da saúde que carece de investimento, que nos coloca na condição de modelo até para estados importantes como São Paulo. E o mais positivo é a resposta social como um todo, pois nenhum acompanhamento terapêutico funciona se a mãe não estiver bem”, avaliou.
The post Programa Mentes Azuis promove ações de apoio a mães atípicas em Senador Guiomard appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade




