Prefeitura de Rio Branco apresenta ações de gestão de resíduos em fórum internacional na UFAC
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participou nessa terça-feira (28) do XVII Fórum Internacional em Saú...
29/10/2025 12h31
Por: Redação068
Fonte: Prefeitura de Rio Branco - AC
Foto: Reprodução/Prefeitura de Rio Branco - AC
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participou nessa terça-feira (28) do XVII Fórum Internacional em Saúde, realizado na Universidade Federal do Acre (UFAC). O evento, que ocorre de 28 a 31 de outubro, reúne representantes de órgãos públicos, instituições de ensino e sociedade civil para debater temas relacionados à Política Nacional de Resíduos Sólidos, logística reversa, economia circular e gestão sustentável, alinhados à Agenda 2030 da ONU e ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).
Durante o fórum, a secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, apresentou as principais ações da gestão municipal voltadas à política de resíduos, destacando o compromisso da Prefeitura com uma Rio Branco mais limpa, sustentável e consciente. A apresentação abordou o trabalho de fiscalização na disposição irregular de resíduos, o licenciamento ambiental de atividades que geram impacto e as ações educativas da Escola de Educação Ambiental, que atua desde o público escolar até a comunidade em geral, fortalecendo a cultura ambiental no município.
Continua após a publicidade
“O diagnóstico que apresentamos hoje é um marco importante, porque nos permite conhecer, com mais precisão, os desafios e oportunidades para tornar nossa cidade cada vez mais sustentável”, destacou Flaviane. (Foto: Secom)
Um dos destaques da participação da Semeia foi a apresentação inédita do Diagnóstico de Resíduos Sólidos de Rio Branco, elaborado pela Divisão de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas. O documento reúne dados e análises sobre a geração, destinação e manejo dos resíduos no município, servindo de base para novas políticas públicas e estratégias de gestão ambiental.
“Rio Branco tem avançado de forma consistente na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com ações integradas que envolvem educação ambiental, fiscalização e planejamento. O diagnóstico que apresentamos hoje é um marco importante, porque nos permite conhecer, com mais precisão, os desafios e oportunidades para tornar nossa cidade cada vez mais sustentável”, destacou a secretária Flaviane Stedille.
Continua após a publicidade
O Diagnóstico de Resíduos Sólidos de Rio Branco será disponibilizado em breve no Portal Guardião Ambiental, reforçando o compromisso da gestão municipal com a transparência e o acesso à informação ambiental.