A sessão desta quarta-feira, 8 de março, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), foi marcada pelas falas dos parlamentares sobre o Dia da Mulher, desde cobranças do Governo até homenagens. A sessão foi presidida pela deputada Maria Antônia (PP).
A deputada Michelle Melo (PDT), líder do governo, fez um discurso totalmente voltado para as mulheres acreanas. Para ela, a data simboliza as lutas e conquistas que há anos foram trilhadas pelas mulheres. “Tantas lutas e conquistas para que as nossas condições sejam equiparadas às dos homens, vejam só, em pleno 2023 e nós ainda estamos lutando. O tema do Dia Internacional da Mulher deste ano é: abraçar a equidade. A equidade é a busca por igualdade social, entendo que todos nós temos que ter oportunidades de ter uma vida livre, de qualidade e bem-sucedida. É assim que deve ser”, disse.
Ainda de acordo com a parlamentar, as mulheres ainda são tratadas com indiferença, discriminação e preconceito. “Vemos ainda muitas pessoas dizendo que não vão contratar mulheres por conta da licença maternidade. Ou porque nos intervalos ela precisa amamentar seu filho. Infelizmente essa é a realidade. Nós precisamos lutar por uma sociedade que acolha as diferenças entre homens e mulheres e todo tipo de diversidade. Porque é assim que tem que ser. Essa é a sociedade justa que precisamos”, enfatizou.
O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) fez um discurso falando sobre o empoderamento feminino e a importância de se promover mais políticas públicas para o gênero. Ele também cobrou do governo para o Poder Legislativo, o envio do Projeto de Lei que assegura o reajuste salarial para a Educação, que possui seu quadro de atuação 80% feminino.
“80% do quadro da Educação é formado por mulheres e não haveria uma homenagem melhor do que dar a elas o que lhes é de direito. No dia de entregar uma flor, abrem a sessão e tem três matérias de autoria do governo, mas nenhuma delas contemplando quem está nas escolas. Que respeito é esse com as mulheres?”, questionou.
Com informações da Agência Aleac
Sensação
Vento
Umidade