E-mail

contato@site068.com.br

WhatsApp

https://site068.com.br/

SASDH-970x90-ACOLHIMENTO-2
Acre

Sesacre fortalece atendimento às gestantes de alto risco com capacitação do modelo PASA na Policlínica Tucumã

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), deu mais um passo importante no fortalecimento da atenção ambulat...

07/11/2025 22h25
Por: Redação068
Fonte: Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), deu mais um passo importante no fortalecimento da atenção ambulatorial especializada com a implantação do modelo de Ponto de Atenção Secundário Ambulatorial (PASA) voltado ao cuidado das gestantes de alto risco.

A capacitação, realizada nesta semana na Policlínica Tucumã, em Rio Branco, é promovida em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, e envolve a equipe multiprofissional da unidade referência em atenção materno-infantil de alto risco, além de representantes das áreas técnicas da Sesacre. O curso tem duração de três dias e busca aprimorar os processos de trabalho e o acolhimento às gestantes encaminhadas pela atenção primária para atendimento especializado.

Continua após a publicidade
Anúncio
A oficina foi realizada de 3 a 6 e teve adesão de todos os convidados. Foto: Luanna Lins
A oficina foi realizada de 3 a 6 e teve adesão de todos os convidados. Foto: Luanna Lins

De acordo com a Chefe do Departamento de Atenção Ambulatorial Especializado e Hospitalar (DEPAAEH), Luana Carla, o treinamento representa um avanço significativo na organização dos processos de trabalho, fortalecimento da rede de atenção à saúde e na qualificação do cuidado prestado às nossas gestantes de alto risco.

“A Secretaria de Saúde está dando um passo importante para o fortalecimento dos processos de trabalho na atenção ambulatorial especializada. Nossa equipe multiprofissional, responsável pelo ambulatório de gestação de alto risco da Policlínica Tucumã, está sendo capacitada para a implantação do modelo Pasa, que garantirá um atendimento sequenciado, humanizado e resolutivo. Esse formato de cuidado permite que a equipe discuta cada caso e elabore um plano de cuidado individualizado, assegurando o retorno da gestante ao seu território com o acompanhamento necessário”, destacou.

Continua após a publicidade
Capacitação ocorre em parceria com o Hospital Albert Einstein. Foto: Luanna Lins
Capacitação ocorre em parceria com o Hospital Albert Einstein. Foto: Luanna Lins

Durante o treinamento, os profissionais participam de uma programação intensiva que combina exposições dialogadas, estudos de caso, momentos interativos e simulações realísticas. As atividades abordam desde as bases teóricas do modelo de atenção às condições crônicas e da Rede de Atenção à Saúde (RAS), até o funcionamento dos macroprocessos assistenciais, educacionais e de apoio institucional.

Entre os temas trabalhados estão a planificação da atenção à saúde, o papel do ambulatório como ponto de atenção regional, a operacionalização da linha de cuidado a partir de diretrizes clínicas e a metodologia de tutoria no ambulatório. No último dia, os participantes desenvolvem uma simulação prática de atendimento contínuo a gestantes de alto risco, com elaboração de um plano de ação coletivo voltado à melhoria dos serviços ofertados pela unidade.

Luciana Carvalho é gerente da Policlínica do Tucumã e também participou da oficina. Foto: Luanna Lins
Luciana Carvalho é gerente da Policlínica do Tucumã e também participou da oficina. Foto: Luanna Lins

A gerente da Policlínica Tucumã, Luciana Carvalho, ressaltou que o curso tem proporcionado um momento de grande aprendizado e integração entre as equipes. “São três dias de grandes avanços, nos quais estamos aprendendo a trabalhar de forma ainda mais responsável com as nossas gestantes. A Policlínica Tucumã já é referência nesse tipo de atendimento e conta com profissionais especializados, que atuam junto às equipes municipais e estaduais dentro de um mesmo plano de cuidado, garantindo acolhimento e segurança em todas as etapas”, afirmou.

George Umeoka é ginecologista e obstetra. Medico atuante no atendimento de grávidas na Policlínica do Tucumã. Foto: Luanna Lins
George Umeoka é ginecologista e obstetra. Medico atuante no atendimento de grávidas na Policlínica do Tucumã. Foto: Luanna Lins

O ginecologista e obstetra George Umeoka destacou que o modelo Pasa representa uma mudança significativa na forma de conduzir o atendimento às gestantes de alto risco. “O modelo organiza o cuidado de maneira estruturada, permitindo um acompanhamento mais atento e personalizado. Cada gestante tem seu caso discutido por uma equipe multiprofissional, o que melhora as decisões clínicas e amplia a qualidade da assistência prestada”, explicou o médico.