E-mail

contato@site068.com.br

WhatsApp

https://site068.com.br/

SASDH-970x90-ACOLHIMENTO-2
Acre

Avanços e desafios na rede de educação estadual são destaques no GovCast

Em entrevista concedida ao GovCast, podcast do governo do Acre, nesta terça-feira, 11, o secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, aprese...

12/11/2025 10h10
Por: Redação068
Fonte: Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Em entrevista concedida ao GovCast, podcast do governo do Acre, nesta terça-feira, 11, o secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, apresentou um balanço dos avanços e dos desafios da educação pública. Na conversa conduzida pelo jornalista Jefson Dourado, o gestor destacou a regionalização dos serviços, a ampliação da rede de assistência aos estudantes e a busca por um novo padrão de infraestrutura no contexto amazônico.

Sobre as ações para garantir o acesso à educação no Acre, Carvalho destacou: “O desafio de fazer educação já é algo que nos traz uma mobilização, uma infraestrutura em algo que é gigante, mas, quando falamos de Amazônia, é algo multiplicado em várias dimensões”.

Continua após a publicidade
Anúncio
Aberson destacou a regionalização dos serviços, a ampliação da rede de assistência aos estudantes e a busca por um novo padrão de infraestrutura no contexto amazônico. Foto: Dharcúles Pinheiro/Secom
Aberson destacou a regionalização dos serviços, a ampliação da rede de assistência aos estudantes e a busca por um novo padrão de infraestrutura no contexto amazônico. Foto: Dharcúles Pinheiro/Secom

Com relação às dificuldades logísticas do transporte de materiais para construção e reforma, o gestor explicou que muitas vezes esse fator depende da sazonalidade dos rios. “Em alguns locais, o tempo de viagem pode ser de até oito dias para chegar e mais cinco para voltar. Essa realidade impõe a necessidade de quatro calendários escolares distintos no Acre: o dos rios, o da floresta, o urbano e o do campo. Temos escolas que só funcionam no inverno e outras que só funcionam no verão, porque tudo depende desses meios de transportes”, explicou.

Para enfrentar a baixa durabilidade das construções de madeira, o governo do Acre está implementando um novo padrão arquitetônico para escolas rurais e indígenas: “Os engenheiros e arquitetos da secretaria começaram a desenvolver um projeto em que vamos ter uma escola mista, mantendo a tradição da madeira, mas com a base de alvenaria, piso de cerâmica e tijolos aparentes”.

Continua após a publicidade

A meta é que as novas construções tenham uma durabilidade média de sete a oito anos, significativamente maior que as de madeira, que exigem manutenção a cada dois ou três anos. O projeto também prioriza o respeito às populações tradicionais e sua cultura de viver na floresta. “Atualmente, 60 obras escolares voltadas para o campo e comunidades indígenas estão em execução. Na rede estadual, mais de 55% das escolas já foram entregues totalmente recuperadas, reformadas ou construídas”, disse.

O secretário citou como exemplo a construção, realizada em parceria com o Município de Mâncio Lima, de uma escola de alvenaria na Terra Indígena do Moa, no valor de R$ 1,2 milhão, equipada com placa fotovoltaica e tratamento de água e esgoto adaptado, que será entregue em breve pelo governador.

Avanços

Em áreas de difícil acesso, como os municípios de Santa Rosa do Purus e Jordão, a SEE já conectou 100% das escolas, e a meta de governo é alcançar 100% das escolas e anexos até março de 2026. “Com a conexão, será possível levar o ensino médio e os anos finais [6º ao 9º ano] a comunidades distantes, com transmissão de aulas síncronas de disciplinas como Física e Química e interação em tempo real dos alunos com professores especializados por meio de TV, áudio e vídeo, superando a carência de formação específica em comunidades isoladas”, relatou.

Secretário destaca o indicador de qualidade na educação estadual e o alto índice de participação no Saeb, em que o o Acre tem 97% de adesão. Foto: Dharcúles Pinheiro/Secom
Secretário destaca o indicador de qualidade na educação estadual e o alto índice de participação no Saeb, em que o o Acre tem 97% de adesão. Foto: Dharcúles Pinheiro/Secom

Outro indicador de qualidade na educação estadual é o alto índice de participação no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em que o o Acre tem 97% de adesão.

Sobre a convocação do concurso efetivo da Educação Aberson disse que, em breve, o governo deve anunciar as convocações: “A expectativa é que todos os aprovados estejam contratados até fevereiro de 2026. O compromisso é com o servidor público e com a qualidade do ensino, garantindo que o novo efetivo substitua contratos temporários e diretos, promovendo estabilidade na rede”.

Programas

O secretário destacou o sucesso do Pré-Enem Legal, programa que já atendeu mais de 50 mil estudantes desde 2022. Os resultados, segundo ele, já são visíveis: “Hoje temos alunos formados em Direito, Medicina e Enfermagem em diversas instituições superiores em todo o Brasil” .

O secretário reforçou que o programa social de alimentação escolar do governo continua em 2026. O Prato Extra garante uma refeição completa e nutritiva, atingindo a marca de 90% de universalização. “O serviço é mantido até mesmo nas férias, uma vez que muitas, dessas crianças só têm a escola para garantir a sua alimentação”, frisou.

Outro projeto inovador desenvolvido pelo governo do Estado é o Cartão do Estudante, que visa simplificar a complexa logística de distribuição de material escolar e fardamento. “Os alunos de áreas urbanas e periurbanas terão um cartão em que o Estado depositará o valor para a aquisição em lojas credenciadas no município. Isso garante o aquecimento econômico, gerando mais renda e emprego local”, detalhou o gestor.

No encerramento da entrevista, Aberson Carvalho agradeceu o trabalho e dedicação dos profissionais da Educação, efetivos, temporários e terceirizados: “O sucesso que a educação pública do Acre tem, reconhecida em pesquisa na sua qualidade, com alunos satisfeitos com a qualidade do ensino, esse sucesso é de todos os nossos profissionais”.

The post Avanços e desafios na rede de educação estadual são destaques no GovCast appeared first on Noticias do Acre .