Prefeitura de Rio Branco realiza reunião intersetorial para manutenção do Selo Unicef
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou nessa quinta-feira (13), reunião in...
14/11/2025 14h56
Por: Redação068
Fonte: Prefeitura de Rio Branco - AC
Foto: Reprodução/Prefeitura de Rio Branco - AC
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou nessa quinta-feira (13), reunião intersetorial para avaliar a evolução das metas estipuladas para o município afim de garantir a manutenção do Selo Unicef.
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância, que visa estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos das crianças e adolescentes nos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
Continua após a publicidade
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
No Acre, apenas oito dos 22 municípios foram contemplados, sendo eles: Acrelândia, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Walter, Rio Branco e Sena Madureira.
Em Rio Branco, o selo é gerido pela Casa Civil do Município e executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação.
Continua após a publicidade
(Foto: Marcos Araújo/Secom)
De acordo com Ivan Ferreira, articulador da certificação no município, o selo é uma parte primordial, demonstra o compromisso da gestão municipal em cuidar das crianças e adolescentes em Rio Branco.
“Nós já adquirimos selos na primeira gestão. Estamos buscando manter o selo UNICEF, o compromisso na área da assistência social, na área da saúde, na área da cultura, do esporte, porque criança está em primeiro lugar. Essa é a primeira reunião para que a gente possa cumprir as metas até dezembro”, afirmou Ivan Ferreira, destacando ainda que um dos principais fatores para a manutenção do selo foi a atuação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).
“Esse projeto tem como objetivo apoiar os jovens no desenvolvimento de competências, fortalecer sua participação nas políticas públicas e engajar esse público nas estratégias do selo Unicef”.
“É um trabalho contínuo, arduo, que o selo UNICEF faz na proteção de crianças e adolescentes”, comentou Neyvanara (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Neyvanara Ferreira, representante da Secretaria Municipal de Educação na Comissão Intersetorial destacou que as metas seguem avançando dentro do programado.
“É o que nós almejamos. Daqui quatro anos podemos receber o selo novamente, cabe destacar que Rio Branco nunca perdeu o selo. Temos as nossas metas de educação conectada, étnico-racial, nossos professores, educadores capacitados, concursos, formações continuadas. As nossas crianças recebendo água nas escolas, nossa merenda, nossas vagas. Então é um trabalho contínuo, arduo, que o selo UNICEF faz na proteção de crianças e adolescentes”, comentou.
(Foto: Marcos Araújo/Secom)
Thiago Fabrício, representante do selo UNICEF no Acre, ressaltou que o município está iniciando um novo ciclo para a manutenção do Selo.
“Rio Branco já tem um selo UNICEF. A gente está iniciando um novo ciclo para manter esse selo. Estivemos aqui com o articulador de Rio Branco, que é o Ivan, fazendo um checklist das ações para esse ano, que a gente já tem metas para entregar até 15 de dezembro e estamos bem avançados, graças a Deus. A gente vai agora trabalhar o plano de ação dos direitos de quem é adolescente, também o plano de participação cidadã de adolescentes no município de Rio Branco, isso trazendo a juventude, trazendo os adolescentes mais próximos também. Então, tem sido fortalecido”.