A Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) está prestes a realizar mais um feito histórico. Nesta quinta-feira, 13, o complexo hospitalar de Rio Branco recebeu uma visita técnica do Ministério da Educação (MEC) para avaliação e possível habilitação do Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.
A iniciativa representa um passo decisivo para ampliar a formação especializada na área da saúde no estado, atendendo a uma demanda histórica por profissionais qualificados. Durante a visita, a equipe do MEC percorreu as instalações da unidade, conheceu a estrutura destinada ao ensino, analisou o projeto pedagógico e avaliou os requisitos necessários para o funcionamento da residência, como parte do processo formal de autorização do programa, que será a primeira residência da especialidade no Acre.

Representando o MEC, o avaliador Darlisom Ferreira destacou a relevância da proposta e o papel da Fundação na consolidação da formação especializada.
“Neste momento, a gente conhece as instalações, se apropria do projeto pedagógico e de todas as tendências que o programa irá assumir na formação dessa especialidade e, quiçá, na condução do novo cenário da especialidade de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial no Acre. A Fundação tem um papel pioneiro, de abrir o primeiro programa da área neste estado, com a necessidade social e extrema de capacitar os profissionais da área de odontologia nesse campo de especialidade. É um prazer muito grande estar aqui, conhecendo o projeto e abrindo essas portas em nome do Ministério da Educação”, afirmou.

A presidente da Fundhacre, Soron Steiner, celebrou o avanço, reforçando o compromisso do governo do Estado com a qualificação profissional e o fortalecimento da rede pública de saúde.
“Estamos dando um grande passo em relação à nossa residência multiprofissional. Dessa vez, a pauta é a residência em Bucomaxilo, uma das especialidades de que nós temos carência no estado, e a Fundhacre entrará mais uma vez como apoiadora e fortalecedora de novos profissionais habilitados e capacitados para atuar em todo o estado, em mais uma demonstração do compromisso do governo do Estado com a ampliação da nossa rede de saúde”, frisou a presidente.
A coordenadora da Rede de Saúde Bucal da Sesacre, Christiane Lopes, explicou que esta é a primeira residência submetida exclusivamente pela Comissão de Residência Médica da Fundhacre e que agora o processo segue para análise final.

“Nos últimos anos, o governo do Estado tem investido bastante na rede de saúde bucal e a habilitação da residência bucomaxilofacial chegará para coroar esse trabalho feito a muitas mãos. Estamos com grande expectativa de que tudo vai dar certo e, em breve, a Fundação será habilitada, dando um salto importante na qualificação profissional e, consequentemente, nos serviços prestados pelo SUS no Acre”, ressaltou a gestora.
A criação do programa representa um reforço estratégico para o sistema de saúde, ampliando a capacidade de o Estado formar especialistas e atender demandas complexas na área bucomaxilofacial, reduzindo a dependência de outros centros e fortalecendo a assistência prestada à população acreana.
Agora, a Fundhacre aguarda o parecer final do MEC, que deverá confirmar a habilitação do programa e autorizar o início das atividades formativas.
The post Fundhacre recebe visita do MEC para habilitação da primeira residência em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial do Acre appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade



