
O governador do Acre, Gladson Camelí, participou na noite desta quarta-feira, 26, em Rio Branco, do lançamento do livro “Orleir Cameli – Um homem à frente do seu tempo”, escrito pela professora, pesquisadora e ex-primeira-dama do Estado, Beatriz Barroso Cameli. A obra, que resgata a trajetória política, empresarial e familiar do ex-governador, teve sua apresentação no Centro Cultural do Tribunal de Justiça do Acre, com apoio da Fundação Elias Mansour (FEM).

O evento reuniu autoridades, familiares, amigos e admiradores para uma conversa sobre a vida e as contribuições de Orleir Cameli, seguida de sessão de autógrafos com a autora. Visivelmente emocionado, o governador ressaltou a importância da marca deixada pelo tio.

“Fico feliz de ver o legado da minha família bem preservado. Essa homenagem para o meu tio é mais do que merecida; ele é um homem exemplar, que sempre me inspirou muito. Foi com ele que aprendi o valor de cuidar das pessoas”, afirmou.
Quebrando o protocolo durante a solenidade, Gladson falou também como sobrinho e admirador de Orleir: “A história não pode ser esquecida, com determinação e esse conhecimento do nosso passado, conseguimos vencer os desafios”.

Beatriz Cameli define a obra como “um livro pedagógico essencial para quem deseja compreender momentos marcantes da história do Acre”. Em mais de 400 páginas, a autora aborda desde o Ciclo da Borracha e a vivência da sociedade amazônica até relatos da Revolução Acreana, sob a perspectiva dos moradores do Vale do Juruá.

“Estou escrevendo esse livro desde 2010, com muito carinho, buscando documentar a grandiosidade de Orleir, além de contar a história do nosso estado intrínseca à sua jornada política. Agora essa história sai do meu coração e vai para a sociedade”, destacou a autora.

Orleir Cameli governou o Acre de 1995 a 1998 e faleceu em 2013. Natural de Cruzeiro do Sul, iniciou sua vida pública como prefeito do município, eleito em 1992. Sua gestão estadual ficou marcada por obras estruturantes, como a primeira unidade de terapia intensiva (UTI) da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) e a criação da Delegacia da Mulher.
Já Beatriz Cameli, nascida no distrito de Ibéria, no Peru, mudou-se para o Acre após se casar com Orleir, em 1979. Desde então, tornou-se referência cultural e social em Cruzeiro do Sul, dedicando-se à educação e ao estudo das tradições regionais.
Além de Rio Branco, o livro já foi lançado em Cruzeiro do Sul e Brasileia. A agenda de lançamentos continua nesta sexta-feira, 28, em Sena Madureira, no auditório da Escola Professor Messias Rodrigues de Souza, na Travessa Guilherme, bairro Pista. Em Tarauacá, o evento está agendado para o sábado, 29, no Teatro Municipal José Potyguara, localizado na Rua Coronel Juvêncio Menezes, 396, Centro.
The post Governador Gladson prestigia lançamento de livro sobre legado de Orleir Cameli em Rio Branco appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade

