
O apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), que tem como titular a vice-governadora Mailza Assis, marcou um novo passo para o município de Marechal Thaumaturgo, que volta a receber recursos do Programa Bolsa Família. Essa iniciativa se tornou possível com o amparo das equipes da pasta, que auxiliaram a gestão local na organização financeira e na prestação de contas de recursos de anos anteriores.

Segundo o prefeito de Marechal Thaumaturgo, Valdélio Furtado, há mais de 10 anos a cidade estava sem acesso aos recursos do programa, devido à burocracia na prestação de contas, problema que foi solucionado com o amparo técnico do Estado. Na ocasião, o gestor agradeceu:
“Agradeço pelo compromisso, ao governo do Estado, que também está vindo para cá, para ajudar nossos técnicos e nos permitir ter acesso a essa equipe e a resolver o problema da prestação de conta e liberar o recurso do Bolsa Família do município de Marechal Thaumaturgo, que há mais de 10 anos estava sem acesso”, disse o gestor municipal.
Representando a SEASDH, a chefe do Departamento de Gestão do Fundo de Assistência Social, Regiane Ferreira, ressaltou o impacto positivo para a população thaumaturguense: “Nós, do Estado, também estamos muito felizes por isso. Foi um problema pelo qual lutamos bastante para resolver e conseguimos. Quem ganha é o município, quem ganha é a população, que agora vai receber cada vez mais benefícios, entregues com qualidade.”
Desde 2012, o município tem custeado com recursos próprios a gestão e a operacionalização do atendimento do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único, em razão de pendências na prestação de contas. O chefe do departamento do Cadastro Único, Programas e Transferência de Renda, Ismael Maia explica a situação:
“Desde o início do ano de 2025, a gente colocou como prioridade trazer esse processo de regularização de volta para o município de Marechal, para que ele pudesse mais uma vez ter acesso ao financiamento. O que acabou ocorrendo é que, através do apoio técnico dos departamentos do Fundo Estadual de Assistência Social, e do Cadastro Único e Programa de Transferência de Renda, foi realizada uma atuação articulada para entender o cenário e aquilo que precisava ser feito.”

Ismael acrescenta que a partir de agora o município volta a ser financiado com recursos federais e não precisará tirar de recursos próprios: “A nossa gestão estadual conseguiu realizar uma atuação que tornou o município regular para voltar a receber os recursos da gestão do Programa Bolsa Família”, afirmou.
A secretária de Assistência Social do município, Jardene Farias, agradeceu o apoio: “Agradecemos à equipe do Estado por ter nos ajudado a desbloquear o município. Só quem ganha é a população. Com certeza esse recurso será de grande importância para que possamos atender ainda melhor os usuários.”
“Estamos satisfeitos, como integrantes da equipe do Estado no Programa do Cadastro Único e Bolsa Família, porque, com a manutenção e o retorno desse recurso ao município, será possível fortalecer os benefícios das famílias”, disse o coordenador estadual do Programa Bolsa Família na SEASDH, Flávio Lacerda.
The post Estado auxilia Marechal Thaumaturgo na prestação de contas de programa social e município volta a receber recursos federais appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade

