
O jornalista Jefson Dourado recebeu no GovCast desta terça-feira, 2, a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa. Titular da pasta desde sua estruturação, em março de 2023, ela falou sobre a rede de proteção às mulheres no Acre, destacou algumas das atividades desenvolvidas pela Secretaria e reforçou o compromisso na manutenção de políticas públicas que visam a proteção de meninas e mulheres no estado.

Já no início da entrevista, a secretária abordou a relevância da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, uma mobilização não apenas da Semulher, mas que é realizada em nível internacional, com o objetivo de combater a violência de gênero. Ela explicou que, no Brasil, a campanha inicia oficialmente em 20 de novembro, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra, tendo em vista que, historicamente, as meninas e mulheres negras são as que mais sofrem violência e compõem a maioria das vítimas de feminicídio.
A titular da pasta destacou, dentre as principais ações da Secretaria, o programa Papo Reto, que alcança jovens e adolescentes em idade escolar, promovendo conscientização sobre gênero e etnia, com linguagem voltada a este público. “A gente aborda a temática do racismo e a questão do gênero, para que quando eles cresçam, respeitem as mulheres e as meninas negras”, ressaltou.
Dentre outros programas desenvolvidos pela Semulher, a secretária também destacou os Ciclos Terapêuticos com Mulheres Negras, que acontece não somente na capital, mas também no interior do estado, onde as equipes de psicologia promovem palestras, rodas de conversa e atendimento em grupo com o objetivo de gerar bem-estar emocional e empoderamento feminino.
Ainda abordando a campanha dos 21 dias de Ativismo, a secretária fez um apelo, destacando o lema escolhido pela Semulher para as atividades no estado. “A gente está pedindo para que se quebre o silêncio. E quando a gente fala em quebrar o silêncio, não é só a vítima ir lá e denunciar […] tanto que ligar para o 180 não é só a vítima que tem que ligar, é a sociedade. Pode ligar, a denúncia é anônima, não precisa se identificar. Então qualquer um de nós tem o dever de quebrar esse silêncio, de proteger uma vítima, de proteger uma vida.”

Durante a entrevista, a secretária também ressaltou que a Semulher atua em diversas frentes de trabalho na promoção de políticas públicas de proteção às mulheres, principalmente nos serviços voltados ao acolhimento de vítimas de violência, com o objetivo de auxiliá-las emocionalmente para que saiam da dependência e se afastem do convívio com o agressor. “Nenhuma mulher tem que viver sofrendo, viver sem paz, viver com medo […] então se elas querem viver, elas precisam fazer essa denúncia e a gente está aqui pra isso”, pontuou.
Dentre as atividades desenvolvidas pela Secretaria, El-Shawwa destacou que as mulheres lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis também recebem uma atenção qualificada por parte das equipes multidisciplinares, que oferecem rodas de conversa, atendimento com psicólogos e kits de saúde. Além disso, destacou a cartilha da Lei Maria da penha, traduzida para as línguas Huni Kuin e Manchineri, juntamente como trabalho de qualificação ofertado nas Unidades Básicas de Saúde, com o objetivo de preparar os profissionais para reconhecer sinais de violência durante os atendimentos médicos e ambulatoriais.
No bate-papo, a secretária também destacou os atendimentos do programa Semulher Itinerante, por meio do Ônibus Lilás, que leva serviços de saúde, psicossociais e jurídicos às comunidades distantes, alcançando tanto mulheres ribeirinhas como aquelas que vivem na zona rural dos municípios acreanos.

Por fim, abordando os planos futuros da pasta, a titular da Semulher pontuou que continuará trabalhando com investimentos em capacitação e acolhimento das equipes que compõem as instituições da rede de atendimento e proteção às mulheres no estado. “Não adianta a gente pedir para que elas denunciem e elas cheguem e não sejam bem recebidas. Isso é o mais importante, que elas sejam bem acolhidas”, finalizou.
O episódio do GovCast com a secretária Márdhia El-Shawwa está disponível, na íntegra, no canal oficial do governo do Acre no YouTube.
The post No GovCast, Semulher reforça compromisso com atendimento humanizado e fortalecimento das ações de enfrentamento à violência de gênero appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade

