O deputado federal, Eduardo Velloso (União), participou na última segunda-feira (17), da audiência pública na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), para discutir a situação da BR-364, que é essencial para o Estado. Os assuntos discutidos entres os parlamentares, foram as condições precárias da rodovia, falta de acostamento, ausência de sinalização, pontes e viadutos em más condições.
De acordo com a audiência pública realizada pelos parlamentares, muitos trechos da rodovia apresentam buracos, desníveis e outros problemas que comprometem a segurança dos motoristas. Em alguns trechos, a rodovia não conta com acostamento, o que aumenta o risco de acidentes. Alguns pontos da BR-364, a sinalização é precária ou inexistente, o que pode confundir os motoristas e aumentar o risco de acidentes.
Um outro ponto discutido pelos deputados, foram as pontes em más condições, o que pode comprometer a segurança dos motoristas e até mesmo causar desabamentos. Durante o período de chuvas, é comum que a BR-364 sofra com deslizamentos de terra, enxurradas e outros problemas que podem interromper o tráfego ou tornar a rodovia intransitável.
Velloso enfatizou que não se pode deixar que o dinheiro disponibilizado seja gasto. “Precisamos de uma solução eficiente para a BR e não podemos deixar que o dinheiro disponível não seja gasto. Isso seria uma vergonha. Coloco meu mandato à disposição para trazer soluções”, disse o deputado.
Vale ressaltar, que nos últimos quatro anos de governo, onde a gestão era do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), a BR-364 ficou totalmente abandonada, sem recursos para pavimentação. Apesar do abandono, Bolsonaro recebeu 70,30% dos votos válidos, contra 29,70% de Lula (PT), no segundo turno das eleições em 2022.
Recurso do governo federal
No início do mês de março de 2023, o governo federal anunciou a destinação de R$ 600 milhões em recursos para manutenção e recuperação da BR-364. A bancada federal do estado acreano e o representante do governo do estado se reuniram com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) para alinhar a liberação dos recursos.
De início, o governo federal já garantiu a liberação de R$ 190 milhões para manutenção dos trechos mais críticos da rodovia. A expectativa do governo acreano é de que, inicialmente, o trecho entre a cidade de Manoel Urbano até o Rio Liberdade vai ter uma prioridade nessa manutenção.
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