O Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipem) participou, nesta semana, da Operação Natal Seguro, uma ação nacional coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A operação ocorreu simultaneamente em todos os estados brasileiros e tem como principal objetivo assegurar que os produtos comercializados no período natalino estejam em conformidade com as normas técnicas e legais de metrologia.

No Acre, mais de 70 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados pelas equipes do Ipem, com foco em dois eixos. O primeiro deles são os produtos pré-medidos, que correspondem aos itens embalados sem a presença do consumidor, como panetones, chocolates, brinquedos, cestas básicas e outros produtos típicos do Natal.
“As equipes de fiscalização verificam se o peso ou o volume indicado na embalagem desses correspondem, de fato, ao conteúdo entregue, evitando que o consumidor pague por uma quantidade menor do que a informada”, informa o coordenador técnico do Ipem do Acre, Alexandre Martins.

O outro eixo de atuação refere-se às conformidades dos itens. Nesse caso, os agentes do Ipem verificam se os produtos atendem às exigências técnicas e de segurança, como a presença do selo de conformidade do Inmetro e o cumprimento das normas de metrologia.
“Os produtos também precisam apresentar informações claras ao consumidor, identificação do fabricante e requisitos mínimos de qualidade, especialmente em itens como brinquedos e produtos elétricos”, explica a agente fiscal do Ipem, Rosi Sabóia.

Com a chegada do Natal, celebrado na próxima quinta-feira, 25, a corrida para garantir o presente natalino se intensifica no comércio local. Mesmo diante da pressa, o consumidor deve redobrar a atenção e adotar cuidados básicos no momento da compra.
“Além das fiscalizações realizadas durante a Operação Natal Seguro, é importante que o consumidor sempre verifique se o produto possui o selo do Inmetro, observe se o peso indicado na embalagem condiz com o que está sendo levado e guarde a nota fiscal. Essas atitudes simples ajudam a evitar problemas e garantem os direitos dos consumidores”, orienta a presidente do Ipem do Acre, Hérica Granzotto.

Em caso de dúvidas ou denúncias, os consumidores do Acre podem entrar em contato com a Ouvidoria Nacional do Inmetro, pelo telefone 0800 285 1818.
Para atendimento presencial, basta comparecer à sede do Ipem em Rio Branco, localizada na Rua Major Gesner, nº 177, bairro Distrito Industrial, nas proximidades do Posto Tucumã.

O horário de atendimento aos moradores da capital acreana na unidade representativa do Inmetro é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h30.
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