O governo do Acre, por meio da secretaria do Meio Ambiente (Sema), deu mais um passo importante para o fortalecimento da gestão ambiental de forma participativa nas unidades de conservação com a reestruturação do Conselho Consultivo da Floresta Estadual do Antimary (FEA). A primeira reunião ordinária do colegiado foi realizada nesta sexta-feira,19, na Unidade de Gestão Ambiental Integrada (Ugai) do Antimary, localizada no km 105 da BR-364, no ramal do ouro, km 23, município do Bujari.

O conselho integra uma política robusta de governança ambiental do Estado que, ao longo de 2025, promoveu a reestruturação dos conselhos das unidades de conservação, incluindo o Complexo de Florestas do Rio Gregório, a Floresta Estadual do Afluente do Complexo do Seringal Jurupari e a FEA.
A reunião contou com a participação de lideranças comunitárias, representantes da sociedade civil e gestores públicos e foi marcada pela entrega dos termos de posse aos novos conselheiros do biênio 2026–2027, oficializando a composição do colegiado que passa a atuar oficialmente no acompanhamento da gestão da FEA, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas, a promoção do uso sustentável do território e a ampliação da participação social na gestão ambiental.

Durante a apresentação da retrospectiva de 2025, foi divulgado um balanço das principais ações desenvolvidas na Floresta Estadual do Antimary, evidenciando avanços importantes na gestão territorial, socioambiental e na qualidade de vida das comunidades locais. Entre os destaques estão o fortalecimento das pautas de saúde única, com incentivo produtivo e a execução do programa Saúde na Floresta ao longo, além da parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) para pesquisas sobre leishmaniose e a realização de campanhas de vacinação de cães e gatos.

O ano também foi marcado pela assinatura de um acordo de cooperação técnica com a empresa Transmissora Acre, por meio da Zopone Engenharia, para o plantio de 66 hectares de Sistemas Agroflorestais (SAFs) no Antimary. Além da atuação dos brigadistas comunitários contribuindo para a redução do desmatamento na unidades de conservação e a reforma da Ugai, viabilizada em parceria com a Secretaria de Obras Públicas (Seop), reforçando a infraestrutura de apoio à gestão da floresta.
Em seguida, a equipe técnica da Sema apresentou os objetivos, atribuições e o papel estratégico dos conselheiros no acompanhamento e na tomada de decisões relacionadas à gestão da floresta estadual. Na sequência, foi apresentada a minuta do Regimento Interno, que será analisada pelos membros do colegiado para posteriormente ser apresentado as sugestões e contribuições na próxima reunião, prevista para março de 2026.

Os conselheiros aproveitaram o momento para dialogar sobre as prioridades do território e apresentar sugestões para o aprimoramento da gestão da unidade de conservação. As contribuições apresentadas servirão de base para a elaboração do plano de trabalho do conselho.

“É fundamental estarmos próximos das comunidades, compreendendo as dificuldades e propondo soluções que garantam atividades produtivas sustentáveis, conciliando desenvolvimento e conservação. Encerramos o ano reunindo novamente os membros para uma discussão efetiva sobre como melhorar a gestão do Antimary. Esse é um esforço do governador Gladson Camelí e da vice-governadora Mailza, de estar mais próximo das pessoas, cuidando da população que vive nas florestas”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho.

“A restruturação do conselho cria um ambiente favorável ao engajamento interinstitucional e a ampliação do diálogo com a comunidade, permitindo que os projetos sejam debatidos previamente no âmbito do conselho antes de sua implementação. A expectativa é tornar as ações mais eficientes, com menor custo e esforço, destacou o gestor da Floresta Estadual do Antimary, Átila Magalhães.

“Toda floresta pública possui um plano de gestão e, aqui, também está sendo construído um plano de ação, que é um conjunto de trabalhos desenvolvidos de forma integrada entre as instituições públicas e a comunidade. O objetivo é garantir que a floresta pública cumpra sua finalidade, promovendo a proteção ambiental e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem no território, mantendo a floresta em pé”, afirmou o procurador-chefe da Procuradoria do Meio Ambiente, Rodrigo Neves.

“ O Conselho vai estruturar e conduzir ações para melhorar a vida da população e fortalecer a preservação ambiental na região do Antimary. A Prefeitura de Bujari está preparada e pronta para contribuir. Estamos entregando um quadriciclo para reforçar o atendimento à saúde, especialmente no período de inverno, além de apoiar as áreas de educação e saúde com a chegada do verão, ressaltou o Prefeito de Bujari, João Edvaldo Teles, popularmente conhecido como “Padeiro”.

“Acredito que o conselho será de grande importância para nós, especialmente como espaço de comunicação, articulação e construção de parcerias. A comunidade tende a ganhar muito com esse processo. A expectativa é de que muitas mudanças positivas aconteçam aqui na nossa comunidade. Esperamos que essa nova diretoria desenvolva um excelente trabalho e que possamos alcançar os objetivos de quem vive dentro da floresta”, afirmou o presidente da Associação Comunitária do Antimary, Paulo Freitas.

“É de grande importância a instalação desse conselho, porque sabemos que ele trará benefícios diretos aos moradores desta Floresta. Por meio do conselho, teremos a oportunidade de trabalhar juntos, criar mecanismos, discutir propostas e aprovar ações que realmente atendam às necessidades da comunidade”, destacou o conselheiro e auxiliar em assuntos educacionais da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Josias Nicácio Rodrigues.
The post Governo do Acre reestrutura Conselho Consultivo da Floresta do Antimary e amplia participação comunitária na gestão das unidades de conservação appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade
