E-mail

contato@site068.com.br

WhatsApp

https://site068.com.br/

SEMSA-Dez_@5
Sasdh
CC-RBTRANS-DEZ
Acre

Procon e Tribunal de Justiça firmam cooperação para fortalecer combate ao superendividamento no Acre

O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Tribuna...

20/12/2025 15h35
Por: Redação068
Fonte: Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) para fortalecer as ações de prevenção e combate ao superendividamento no estado. O acordo foi assinado na última sexta-feira, 19, no gabinete da presidência do TJ/AC.

A iniciativa tem como objetivo apoiar a elaboração de planos de pagamento na fase pré-processual, nos procedimentos de atendimento aos consumidores superendividados instaurados com base no artigo 104-B do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O termo também prevê o desenvolvimento de ações de educação para o consumo, o tratamento adequado aos superendividados e a homologação de acordos por meio dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs).

Continua após a publicidade
23 2 DIGITAL ADAPTACAO PMRB RETRO SEME 970X250 BAN

A cooperação entre as instituições vai contribuir diretamente com o trabalho da justiça, promovendo soluções mais rápidas e humanizadas para os consumidores acreanos. O enfrentamento ao superendividamento é uma causa prioritária em âmbito nacional no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, visto que cerca de 80 milhões de brasileiros estão endividados. No Acre, a população também enfrenta dificuldades em relação as dívidas.

Cooperação entre as instituições vai contribuir diretamente com o trabalho da justiça, promovendo soluções mais rápidas e humanizadas para os consumidores acreanos. Foto: Gleilson Miranda/Secom TJAC
Cooperação entre as instituições vai contribuir diretamente com o trabalho da justiça, promovendo soluções mais rápidas e humanizadas para os consumidores acreanos. Foto: Gleilson Miranda/Secom TJAC

De acordo com a presidente do Procon, Alana Albuquerque, o órgão atua de forma pioneira no combate ao superendividamento desde a implementação da Lei Federal nº 14.181/2021, quando instituiu o Núcleo de Atendimento ao Superendividado (NAS).

“Desde que a Lei federal entrou em vigor, o órgão já realizou oito mutirões de renegociação de dívidas, desenvolvendo esse trabalho de forma contínua, especialmente na capital. Os atendimentos também ocorrem em todas as unidades do Procon e nas centrais de atendimento da Organização em Centros de Atendimento (OCA)”, destacou Alana.

Até o momento, já foram realizadas mais de R$ 55 milhões em renegociações de dívidas, além da oferta de atendimento psicológico aos consumidores, reconhecendo o impacto emocional do superendividamento. O Acre também já figurou no ranking nacional como um dos estados com maior índice de recuperação de crédito, segundo dados do Serasa, especialmente em débitos de até 60 dias.

Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) para fortalecer as ações de prevenção e combate ao superendividamento no estado. Foto: Gleilson Miranda/Secom TJAC
Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) para fortalecer as ações de prevenção e combate ao superendividamento no estado. Foto: Gleilson Miranda/Secom TJAC

A presidente do Procon destacou a importância da cooperação institucional para ampliar e fortalecer as ações já desenvolvidas no estado.

“Em nome do Governo do Estado do Acre, gostaria de agradecer ao TJAC. A parceria com o Tribunal de Justiça do Acre fortalece o trabalho do Procon no enfrentamento ao superendividamento. Com esse termo de cooperação, vamos ampliar a nossa atuação realizando a elaboração de planos de pagamento, contribuindo nas atividades jurisdicionais, e investir cada vez mais em ações educativas voltadas ao consumo consciente. O objetivo é oferecer soluções mais rápidas, humanas e eficazes para os consumidores acreanos, garantindo dignidade e acesso à justiça”, ressaltou a presidente.

O Procon já atua no âmbito administrativo na elaboração de planos de pagamento e mantém outros termos de cooperação com o Tribunal de Justiça, especialmente na mediação de conflitos de consumo e no tratamento de demandas repetitivas. Com o novo acordo, essa atuação passa a ser fortalecida também no enfrentamento específico do superendividamento, conforme estabelece a Lei Estadual nº 4.583/2025, que institui a Política de Combate ao Superendividamento no Acre.

The post Procon e Tribunal de Justiça firmam cooperação para fortalecer combate ao superendividamento no Acre appeared first on Noticias do Acre .