O Acre ganhou, nesta segunda-feira, 21, mais 28 mulheres qualificadas para o mercado de trabalho por meio do programa Mulheres Mil. A iniciativa é resultado de uma parceria do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), com o Instituto Federal do Acre (Ifac).

As participantes concluíram o curso de cuidadora de idosos, com formação técnica e carga de 160 horas, realizado na Escola Zuleide Pereira, no bairro Vila Acre, em Rio Branco. A ação fortalece a autonomia feminina e amplia as oportunidades de geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Com o certificado em mãos, Maria da Costa ressaltou a importância da formação para sua vida pessoal e profissional: “Foi um curso muito importante, em que aprendi muito. Agora também vou poder exercer uma profissão e ter uma renda a mais”.

A coordenadora do programa Mulheres Mil na SEASDH, Lidiane Alves, enfatizou que a iniciativa é fundamental para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no estado.
“Essas mulheres, após esses cursos, vão ser inseridas no mercado de trabalho com qualidade. Estão todas qualificadas e aprovadas para essa inserção. E, para quem trabalha com famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, esse é um esforço importante para amenizar essas vulnerabilidades”, afirmou.
As formações oferecidas têm foco na autonomia econômica, inclusão produtiva e fortalecimento social das mulheres, por meio da capacitação para o trabalho, o empreendedorismo e a geração de renda.
O reitor do Ifac, Fábio Storch, mencionou o volume de investimentos destinados à profissionalização feminina por meio do programa.
“Da mesma forma que o nosso programa Mulheres Mil, executamos recursos que ultrapassam os R$ 4 milhões, chegando próximo a cinco milhões. Isso é resultado do esforço, da dedicação, do profissionalismo e da responsabilidade de toda a nossa equipe com o recurso público”, explicou.
Além da certificação, a SEASDH também ofereceu o Guarda-Roupa Social, iniciativa que busca promover mais dignidade e bem-estar às participantes neste período de fim de ano, com a doação de um kit de roupas novas, a partir de peças apreendidas pela Receita Federal. Maria avaliou positivamente a atividade: “É uma coisa muito importante. Próximo ao Natal, a gente recebe um presentão desse. Valeu a pena”.
The post Acre forma 28 mulheres pelo programa Mulheres Mil e fortalece a inserção no mercado de trabalho appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade
