Em janeiro de 2022, devido à baixa adesão da população a vacina contra a gripe, atingiu uma cobertura de apenas 40% dos rio-branquenses vacinados e o município enfrentou uma Situação de Emergência em Saúde Pública, com uma epidemia de casos de Síndrome Gripal. Para prevenir casos e aumentar a imunização da população, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reforça o cronograma de vacinação contra a Influenza ainda este ano.
A vacinação está dividida em duas etapas. Nesta primeira, do dia 4 a 30 de abril, os grupos prioritários vacinados são os Trabalhadores da Saúde e Idosos com 60 anos ou mais. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Socorro Martins, existem em média 35 mil idosos nessa faixa etária, e, até o momento, foram vacinados, entre os dois grupos, cerca de 3 mil pessoas.
“A nossa prioridade maior é que os idosos venham até as Unidades de Saúde. Esses idosos ainda não foram no quantitativo esperado, temos muitos deles para serem vacinados nessa faixa etária, e ainda temos os profissionais de saúde vacinados contra a influenza”, disse a coordenadora.
Na segunda etapa, que ocorre do dia 2 de maio a 3 de junho, serão vacinados o grupo de crianças de 6 meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas, professores, comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário para Passageiros Urbano e de Longo Curso, Trabalhadores Portuários, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
A vacina da influenza previne contra três tipos de gripe: H1n1, H3n2 e influenza tipo B. Socorro Martins ressalta a importância de receber o imunizante, para evitar casos graves do vírus. “Tivemos números muito altos da gripe, inclusive tivemos óbitos. Foi uma coisa muito difícil para controlar e saímos dessa fase de epidemia. Precisamos vacinar todos esses grupos. Para evitar um surto, epidemia, de qualquer doença, precisamos ter uma cobertura adequada, vacinando 90% da população”, ressaltou.
A coordenadora lembrou ainda que, além da vacinação contra a gripe, o município também está realizando a vacinação contra o sarampo. “Esse momento estamos vacinando os trabalhadores da saúde contra o sarampo, aqueles que ainda não foram vacinados. A partir do dia 2 de maio entram as crianças. É uma preocupação muito grande de fazer uma cobertura muito boa por que já tem casos de sarampo em alguns estados. O vírus está ativo no Brasil e precisamos evitar que tenhamos uma epidemia de sarampo. Ano passado não chegamos a 50% da cobertura, é muito baixa. Nossas crianças estão suscetíveis, se um dia ele chegar no nosso município, podemos ter um surto de sarampo”, explicou Socorro Martins.
Cronograma de Vacinação contra Influenza 2022
Sensação
Vento
Umidade