Com foco no clima e na convivência escolar, ética, competências pedagógicas e socioemocionais; agentes de portaria, auxiliares de biblioteca e auxiliares escolares de unidades de ensino da zona urbana e rural de Rio Branco participam, de segunda a quarta-feira, de 2 a 4, de uma Formação Continuada para Servidores Não Docentes, realizada no Colégio Acreano, na capital.

A iniciativa contempla 328 servidores e integra a política de valorização profissional da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), reconhecendo o papel fundamental das equipes de apoio no cotidiano das escolas.
Segundo a chefe do Departamento de Formação e Assistência Educacional, Lídia Maria Cavalcante, a formação é totalmente presencial para garantir inclusão e efetividade no processo de aprendizagem.

“Esse público é composto por servidores com diferentes níveis de escolaridade. Alguns têm proficiência em leitura e escrita, outros apresentam dificuldades. Por isso, utilizamos metodologias ativas e interativas, que não exigem necessariamente leitura ou escrita nos moldes esperados de um professor”, explicou.
Com 34 anos de atuação na educação, a auxiliar de portaria da Escola João Paulo II, Verinha Souza da Silva, de 63 anos, participou da formação com entusiasmo. “Eu nunca quero ficar para trás. Não é a idade que define se a gente pode aprender ou não. O mundo muda, e a gente tem que acompanhar. Essa formação é maravilhosa”, afirmou.

Ela destacou ainda a importância de ser incluída em processos formativos. “Eu me sinto lisonjeada e privilegiada. Muitas vezes as formações são só para professores, mas nós também somos educadores.”
Na Escola Marina Vicente Gomes, no bairro Boa União, a auxiliar de secretaria e biblioteca Rosângela Vieira Torres, de 60 anos, atua há 35 anos na educação e reforça que o aprendizado se reflete diretamente no cuidado com os estudantes.

“Tudo que a gente aprende com amor, a gente devolve com amor. A gente incentiva, acolhe, orienta. Muitos alunos dizem que só continuaram estudando porque foram incentivados”, relatou. Para ela, participar da formação é uma forma de reconhecimento. “É muito importante, porque mostra que não somos esquecidos”.
Todos os materiais utilizados na formação foram produzidos pela equipe do Centro de Formação da SEE, formada por assessores e formadores especializados. A matriz do curso foi elaborada a partir da escuta prévia dos próprios servidores, respeitando suas experiências e necessidades reais dentro da escola.
A formação conta ainda com a participação da Divisão de Psicologia Escolar e Educacional, que aborda questões relacionadas à saúde mental e às competências socioemocionais.
“É uma formação pedagógica e profissional, mas também humana. Muitos desses servidores nunca tiveram acesso a formações como professores e gestores. Eles se sentem valorizados e reconhecidos”, destacou Lídia.

Após a etapa em Rio Branco, a formação será ministrada para os servidores dos municípios do interior. A formação será concluída com a certificação dos participantes na quinta-feira, 5, no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), a partir das 8h.
The post Formação fortalece atuação de servidores de apoio da SEE e promove clima escolar mais colaborativo appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade


