E-mail

contato@site068.com.br

WhatsApp

https://site068.com.br/

23-2-DIGITAL-ADAP-O-PMRB-EDUCA-O-AGO-970-X250-BAN
Mais

Mais de 26 mil estudantes da rede estadual do Acre passam por avaliação educacional

Mais de 26 mil estudantes da rede estadual do Acre passam por avaliação educacional

24/10/2023 12h06Atualizado há 2 anos
Por: Redação068
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Projeto Ideb 2023 busca elevar a qualidade da educação no estado com a participação de todos os atores educacionais

Na segunda-feira, 23 de outubro, teve início a aplicação dos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 em todo o Brasil, com o objetivo de avaliar a qualidade da educação no país. No estado do Acre, mais de 26 mil estudantes da rede pública estadual participam dessas avaliações, que ocorrem em 413 escolas, abrangendo 614 turmas.

Continua após a publicidade
23-2-DIGITAL-ADAPTA-O-PMRB-SA-DE-MULHER-1140-X150-BAN

O Saeb, realizado desde 1990 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem como objetivo fornecer dados que contribuam para o desenvolvimento e aprimoramento das políticas educacionais, além de avaliar a eficiência do ensino.

A avaliação envolve a aplicação de testes e questionários que refletem os níveis de aprendizagem dos estudantes de quinto e nono ano do ensino fundamental, bem como do terceiro ano do ensino médio. Os resultados dessas avaliações desempenham um papel fundamental na composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que consiste em dois indicadores: proficiência e taxa de rendimento (reprovação e abandono), coletada pelo Censo Escolar.

Este ano, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) do Acre realizou um extenso trabalho de mobilização, por meio do Projeto Ideb 2023, em todas as escolas dos 22 municípios do estado. A meta estabelecida pelo Inep é que todas as escolas alcancem a participação de 80% dos alunos aptos.

O Projeto Ideb 2023, implementado pela SEE, visa elevar a qualidade do ensino no estado do Acre. Além de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da participação de todos os atores educacionais, o projeto foca no planejamento de atividades pedagógicas para desenvolver as competências e habilidades dos estudantes.

Uma parte essencial desse projeto é a elaboração de cadernos de apoio pedagógico com base nos descritores das matrizes de referência do Saeb. Esses cadernos têm o propósito de preencher lacunas identificadas na aprendizagem dos estudantes, levando-os a progredir gradualmente em seus conhecimentos.

No Ensino Médio, a SEE intensificou as formações continuadas para gestores e professores, a realização de simulados e atividades de mobilização com os estudantes. Todas essas ações são conduzidas pelos assessores pedagógicos da Divisão de Ensino Médio/SEE em Rio Branco e nas Representações da Educação em todo o estado.

As metas estabelecidas para o Ideb 2023 no Estado do Acre são ambiciosas: 6,0 para os anos iniciais do ensino fundamental, 5,1 para os anos finais e 4,2 para o ensino médio.

O secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, enfatizou que essas metas demonstram o compromisso do estado em elevar a qualidade da educação em todas as etapas do ensino básico.

Carvalho destacou: "O Projeto Ideb e outras iniciativas em andamento evidenciam o empenho do Estado em preparar seus estudantes para um futuro de sucesso, proporcionando-lhes uma educação de qualidade que contribuirá para o crescimento e desenvolvimento do Acre e do país como um todo."

Com informações da Agência de Notícias