O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional publicou no Diário Oficial da União, na terça-feira (23), a portaria n° 2599, que reconhece a Situação de Emergência no município de Rio Branco.
O decreto de Situação de Emergência foi assinado pelo prefeito de Rio Branco no dia 28 de junho, em razão da seca severa que atinge a capital acreana, que tem impactado, sobretudo, no nível do Rio Acre, que nesta quarta-feira (24) registrou 1,55 metros.
A portaria de reconhecimento foi assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros. De acordo com a Defesa Civil do município de Rio Branco o reconhecimento da Situação de Emergência otimiza e legaliza as ações da prefeitura durante a vigência do decreto.
Outras medidas emergenciais já vêm sendo adotadas pelo Executivo Municipal com objetivo de minimizar os impactos da seca severa na capital acreana.
Um exemplo é a Operação Estiagem iniciada no mês de junho, e que leva, diariamente, 200 mil litros de água potável para 32 comunidades na zona rural de Rio Branco que já sofrem com o desabastecimento causado pela estiagem.
Por Assecom – Prefeitura de Rio Branco
Sensação
Vento
Umidade