Prefeitura nas Ruas

E-mail

contato@site068.com.br

WhatsApp

https://site068.com.br/

SEAGRO PMRB NO CAMPO
Gabinete

Gabinete de crise discute ações para enfrentar baixa qualidade do ar no Acre

Gabinete de crise discute ações para enfrentar baixa qualidade do ar no Acre

11/09/2024 15h44Atualizado há 2 anos
Por: Redação068
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Gabinete de Crise do Acre se reuniu na última terça-feira, 10 de setembro, para discutir medidas de enfrentamento à baixa qualidade do ar no estado. A reunião, realizada na Casa Civil, contou com a presença de representantes de secretarias, órgãos estaduais e pesquisadores da Universidade Federal do Acre (Ufac), além de instituições ligadas ao meio ambiente.

O coronel Carlos Batista, coordenador da Defesa Civil Estadual, destacou a importância de uma abordagem integrada para lidar com a crise. Segundo ele, ações coordenadas entre órgãos estaduais, federais e municipais já estão em andamento para mitigar os impactos da situação ambiental que o estado enfrenta.

Continua após a publicidade
23 2 DIGITAL ADAPTACAO PMRB NAS RUAS 1140X150 (GIF)

Durante o encontro, Julie Messias, secretária do Meio Ambiente, ressaltou o papel do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), responsável pela coleta de dados sobre a qualidade do ar, que subsidiam o governo na tomada de decisões. A secretária afirmou que o Acre enfrenta uma situação crítica que pode se prolongar, exigindo a consolidação dos dados de cada eixo de atuação para conter os fatores que afetam a qualidade do ar.

O ecólogo e cientista ambiental Foster Brown, da Ufac, também participou do encontro. Ele mencionou a importância de unir esforços entre a academia e o poder público para aumentar a resiliência da sociedade diante da crise ambiental. Foster explicou que a Defesa Civil está utilizando dados coletados por sensores de qualidade do ar instalados em todo o estado para uma resposta mais eficiente.

O professor e médico Osvaldo Leal, também da Ufac, acrescentou que o Comitê de Crise da universidade foi reinstalado recentemente para auxiliar na implementação de estratégias de mitigação. Leal concluiu que a participação da academia no Gabinete de Crise é um passo importante para enfrentar a situação.

O governo estadual segue monitorando a qualidade do ar e estudando novas ações que possam proteger a saúde da população.