A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) reforça a importância da vacinação contra a gripe para prevenir síndromes respiratórias graves (SRAGs). O estado tem até 31 de janeiro para alcançar 90% de cobertura vacinal, meta recomendada pelo Ministério da Saúde. Atualmente, apenas 32,66% da população foi vacinada, totalizando 146.826 doses aplicadas.
Segundo a secretária adjunta Ana Cristina Moraes, a baixa adesão reflete no aumento de internações por complicações graves. Todas as unidades de saúde nos 22 municípios estão abastecidas, mas há dificuldade na aplicação das doses disponíveis. Mais de 30 mil vacinas permanecem em estoque no nível central, prontas para redistribuição.
O promotor de Justiça Ocimar Júnior destacou que a vacinação é um ato de responsabilidade social e combate à desinformação, reafirmando a segurança e eficácia das vacinas. Crianças e grupos de risco são prioridades no esforço de imunização.
A vacina, disponível gratuitamente, é recomendada anualmente. Quem se vacinou nos últimos meses já está protegido para o ciclo de 2025. A Sesacre orienta aqueles que ainda não se imunizaram a procurarem os postos de vacinação para garantir a proteção individual e contribuir para a saúde coletiva.
Sensação
Vento
Umidade