Texto Leandro Altheman e Fotos Sérgio Vale
Isaac e Francisco Piyãko tiveram suas candidaturas homologadas pelo PSD respectivamente para deputados estadual e federal durante a convenção que ocorreu na noite deste sábado, 23, no ginásio do Sesc Bosque em Rio Branco-AC.
A coligação reúne os partidos PSD, PROS e Avante em apoio à candidatura ao governo do estado do senador Sérgio Petecão, tendo como vice em sua chapa João Tota Filho e a deputada federal Vanda Milani para o senado.
Isaac e Francisco, ambas lideranças do povo Ashaninka, somam diferentes experiências desde a luta indígena propriamente dita, à gestão pública. Isaac foi prefeito de Marechal Thaumaturgo e renunciou ao segundo mandato para concorrer a uma vaga para deputado estadual.
Isaac foi elogiado publicamente pelo senador Sérgio Petecão pela coragem em disputar um mandato. “Tenho certeza de que nunca vou me esquecer disso, da sua coragem em renunciar à prefeitura para encarar esse desafio”, disse Petecão.
Isaac diz que encara essa escolha com naturalidade. “Da mesma forma que eu era uma liderança na aldeia e tive que deixar a aldeia para atender a esse chamado para a prefeitura, agora é o momento de encarar esse desafio, pensando justamente em cuidar de mais pessoas. Quero dizer ao povo do Acre que para mim é uma grande satisfação estar nesse projeto para contribuir por um Acre melhor”, disse.
Francisco Piyãko já ocupou um cargo na Funai como assessor da presidência do órgão em Brasília, e já concorreu anteriormente a deputado federal. Seu objetivo é percorrer o estado com propostas que unifiquem as demandas dos trabalhadores rurais, urbanos e indígenas.
“Temos uma missão muito grande que é percorrer todo estado e levar esse projeto. O que não dá é para permitir que nosso estado permaneça do jeito que está. É preciso haver renovação. Isso aqui é apenas o início. Estamos começando com o pé no chão para caminhar rumo à vitória”, disse.
Sensação
Vento
Umidade