O Aeroporto de Rio Branco foi palco de uma importante conquista para os acreanos: a Latam Airlines reinaugurou o voo entre a capital do estado e o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, nesta segunda-feira, 31. A cerimônia contou com a presença do governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), que ressaltou a relevância do retorno da rota após dois anos.
O titular da pasta, Marcelo Messias, enfatizou o impacto positivo da operação para o estado e a ampliação da conectividade aérea. “Estamos comemorando a retomada desse voo, que é tão importante. Quando um voo conecta uma capital como a do nosso estado a uma capital gigante como São Paulo, é extremamente importante. Muitas pessoas saem daqui para tratar da saúde, além de fazer turismo, atividade que é enorme nessa área, abrangendo diversos segmentos, como o cultural e o de compras”, disse.
O secretário destacou ainda que os acreanos levam horas para chegar a outras regiões, como o Sul do Brasil, e, com a nova rota, o tempo de viagem deve ser menor. “Muito bacana essa oportunidade de novamente ter esse voo. Você está no Acre e, quando menos espera, já está em São Paulo. O Acre é um estado extremamente importante da Região Norte e muitas agências de viagens da Europa estão de olho no nosso turismo”, informou.
Gerente comercial da Vinci Airports, administradora do Aeroporto de Rio Branco, Marcus Campos comemorou o avanço da conectividade e as perspectivas de aumento do número de passageiros.
“Nosso trabalho não é só administrar e modernizar, fazer com que seja um aeroporto sustentável, mas melhorar a conectividade do aeroporto de Rio Branco. Isso é muito importante. Desde o início da concessão, dobramos o número de destinos. Como aeroporto, fazemos um trabalho diário com as companhias aéreas e, pela primeira vez na história, o aeroporto de Rio Branco, em 2014, superou os 400 mil passageiros. Com isso, superamos os números de 2011, que tinham sido os melhores da história, com 393 mil. A expectativa é que em 2025 o número ultrapasse os 500 mil”, anunciou.
Campos também destacou a parceria com o governo estadual e a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o querosene de aviação, que favorece o setor. “Essa articulação tem sido fundamental para o crescimento da malha aérea do Acre”, explicou.
O gerente de Assuntos Públicos da Latam, Eduardo Macedo, explicou que a reinauguração da rota é motivo de orgulho. “Rio Branco tem um dos aeroportos mais importantes da região. Com essa rota, a gente possibilita um aumento de conectividade com o Acre e o mundo todo. Guarulhos é um dos principais aeroportos e vai permitir a conexão do Acre com mais de 50 outros aeroportos do Brasil e mais de 20 outros do mundo. Consideramos que esta é uma rota complementar. Hoje existe a rota de Brasília a Rio Branco, que se mantém e que possibilita ainda mais negócios para o Acre”, analisou.
A nova rota terá frequência de três voos semanais, com saídas de Rio Branco às 10h. A partir de junho, a frequência aumentará para cinco voos por semana.
Com duração de cerca de quatro horas, o voo parte da capital acreana às 10h (horário local) e de Guarulhos às 7h05 (horário de Brasília). Inicialmente, a operação será nas segundas, quintas e sextas-feiras, com a ampliação para cinco voos semanais (segundas, quartas, quintas, sextas e domingos) a partir de junho, em aeronaves Airbus A319 ou A320, com capacidade para até 174 passageiros.
“Quem ganha é a população do Acre. A gente sabe que o nosso governador Gladson Camelí é um defensor dessa área, com a bancada federal, e aqui nós temos o nosso senador Alan Rick, que representa tão bem a bancada nessa batalha por uma malha aérea melhor aqui no estado”, ressaltou Marcelo Messias.
O senador Alan Rick destacou que o voo possibilita que as pessoas saiam do Acre e voem a São Paulo em viagens mais breves, para tratar questões de saúde, negócios e lazer, com fomento ao turismo.
Um dos momentos mais emocionantes da reinauguração foi a presença de acreanos na tripulação do voo inaugural. A aeronave decolou com 90% de ocupação, e a tripulação contou com os comissários Damila Moreno, Venicius Cunha e Yarllen Almeida.
“Estou muito feliz em inaugurar esta rota importante para a conectividade do nosso estado e por perceber como a Latam se preocupa com todos os detalhes. Já cheguei a viajar para São Paulo via Peru, portanto sei como a nova rota é importante para encurtar os caminhos para todos os acreanos”, atestou Damila.
“Fiquei muito contente em saber que a tripulação é acreana. Já fui comissário de bordo e tenho um orgulho muito grande quando falo que a tripulação de bordo são as estrelas dos nossos aviões”, destacou o secretário Messias.
The post Com tripulação acreana, governo prestigia reinauguração de voo direto entre Rio Branco e São Paulo appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade