Faleceu nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025, Sua Santidade, o Papa Francisco, aos 88 anos, na Casa Santa Marta, no Vaticano. O mundo católico, e até mesmo além das fronteiras religiosas, está em luto pela perda de um dos líderes mais influentes e queridos da Igreja Católica nos tempos modernos.
Nascido Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco foi o primeiro pontífice jesuíta e também o primeiro oriundo da América Latina. Sua eleição em 2013 marcou uma nova era na Igreja: mais próxima dos pobres, mais aberta ao diálogo com diferentes culturas e religiões, e comprometida com temas urgentes como a paz, o meio ambiente e a justiça social.
O falecimento de Francisco causou grande comoção em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil. No Acre, autoridades políticas manifestaram publicamente suas condolências e homenagens ao legado do Papa.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, divulgou uma nota oficial, lamentando profundamente a morte de Francisco:
“É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, ocorrido nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025, aos 88 anos, na Casa Santa Marta, no Vaticano.
Neste momento de luto, unimo-nos aos fiéis católicos de Rio Branco, do Acre, do Brasil e do mundo inteiro, em oração e solidariedade. Que o exemplo de amor e serviço deixado por Sua Santidade continue a iluminar nossos caminhos.”
Rio Branco, 21 de abril de 2025.
Tião Bocalom, Prefeito de Rio Branco
O governador do Acre, Gladson Cameli, também prestou sua homenagem emocionada ao líder católico, ressaltando sua importância espiritual e social:
“Descanse em paz, papa Francisco.
Sua trajetória foi marcada pelo amor, misericórdia, acolhimento. Lutou contra a intolerância e colocou as mulheres em locais de respeito.
Obrigada pelos ensinamentos e por ensinar ao mundo sobre amor ao próximo.
Papa Francisco foi um símbolo de renovação da igreja nesses tempos em que a paz, a fé e a esperança tornam-se cada vez mais indispensáveis para que as pessoas em todo o mundo conheçam o caminho que leva ao verdadeiro amor: Jesus Cristo, o Filho de Deus.”Gladson Cameli, Governador do Estado do Acre
O Papa Francisco será lembrado por sua humildade, empatia e coragem para enfrentar temas delicados dentro e fora da Igreja. Ele buscou construir pontes e não muros, e mostrou, com gestos concretos, que o amor ao próximo deve estar no centro de toda ação cristã.
Seu pontificado também foi marcado por um apelo constante à paz, à proteção dos mais vulneráveis e à preservação da Casa Comum – como chamou o planeta Terra na encíclica Laudato Si’, um marco no diálogo entre fé e meio ambiente.
Enquanto o mundo se despede de Francisco, seu exemplo permanece vivo. Que sua mensagem de amor, misericórdia e justiça continue inspirando gerações futuras.
Sensação
Vento
Umidade