E-mail

contato@site068.com.br

WhatsApp

https://site068.com.br/

23-2-DIGITAL-ADAP-O-PMRB-EDUCA-O-AGO-970-X250-BAN
Acre

Com apoio do Estado, 8º “Iê Vem Camará” é realizado no Horto Florestal

O 8º “Iê Vem Camará” acontece nesta sexta-feira, 2 e sábado, 3, no Horto Florestal, a partir das 8h, com uma programação diversificada, que vai des...

01/05/2025 16h21
Por: Redação068
Fonte: Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

O 8º “Iê Vem Camará” acontece nesta sexta-feira, 2 e sábado, 3, no Horto Florestal, a partir das 8h, com uma programação diversificada, que vai desde a uma caminhada ecológica ao Centro de Rio Branco, à realização de oficinas e rodas de capoeira, apresentações artísticas e homenagens aos grupos de capoeira que se destacaram no último ano. A organização é da Liga de Capoeira do Acre (LAC), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e apoio do governo do estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).

Atuante desde 2010, a LAC contribui para o desenvolvimento e a preservação da capoeira no estado do Acre, levando oficinas com cursos teóricos e práticos aos bairros mais distantes, repercutindo de forma positiva nas comunidades tanto na questão educacional quanto social.

Continua após a publicidade
23-2-DIGITAL-ADAPTA-O-PMRB-SA-DE-MULHER-1140-X150-BAN
Mais de 500 integrantes de 15 grupos de capoeira devem participar de atividades no Horto Florestal. Foto: Arquivo
Mais de 500 integrantes de 15 grupos de capoeira devem participar de atividades no Horto Florestal. Foto: Arquivo

Nesta edição 15 grupos participam das atividades do 8º “Iê Vem Camará”, reunindo quase 500 pessoas que já praticam o esporte de combate, que mistura arte marcial, dança, música e acrobacias. Para um dos organizadores do evento, Carlos Cavalcante, o mestre Caju, a capoeira também é um modo de vida, uma forma de resistência histórica.

“Sabemos que a capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira relacionada à resistência dos povos escravizados no nosso país, que hoje trabalhamos como uma expressão cultural que envolve crianças, jovens e adultos. Alguns a buscam como atividade física, outros para o conhecimento da cultura e também temos aqueles que treinam para as competições. O certo é que a capoeira tem um papel muito importante nas comunidades carentes, pois além de promover a inclusão, fortalece a identidade cultural”, enfatiza Caju.

Para o presidente da FEM, Minoru Kinpara, é uma grande satisfação apoiar a LAC, que tanto contribui para a disseminação da capoeira no estado. “Estamos muito felizes em participar desta edição do “Iê Vem Camará”, no Horto Florestal. Será um lindo encontro que reunirá esporte, cultura e lazer no mesmo local, com profissionais e amadores. Seguimos as diretrizes do governador Gladson Camelí em estimular a formação desses grupos, que de alguma forma auxiliam na formação de crianças e adolescentes no nosso estado”, conclui.

Veja a programação:

The post Com apoio do Estado, 8º “Iê Vem Camará” é realizado no Horto Florestal appeared first on Noticias do Acre .