Com o objetivo de estreitar a relação com a população e ampliar o alcance de seus projetos sociais, a Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do Núcleo de Polícia Comunitária do 2º Batalhão, realizou neste sábado, 3, uma ação social na Escola Municipal Raimundo Hermínio de Melo, no bairro Santa Cecília, em Rio Branco. A iniciativa contou com diversos atendimentos gratuitos e alcançou também moradores dos bairros Albert Sampaio, Liberdade e adjacências.
A população pode contar com uma série de serviços gratuitos, entre eles atendimentos médicos de clínica geral, pediatria e ginecologia, testes rápidos, atendimento jurídico, psicológico e social, além de sessões de massoterapia e atendimentos promovidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da Prefeitura de Rio Branco.
A programação contou ainda com atividades culturais e recreativas, como apresentações da Banda Mirim da Escola Cívico-Militar Wilson Barbosa, a presença da Companhia de Cães (CPCães), e a exposição da viatura Camaro da PMAC, um dos atrativos para as crianças, que puderam fazer fotos ao lado do veículo policial.
De acordo com o major Edjane Maciel, subcomandante do 2º Batalhão, a iniciativa surgiu da necessidade de ampliar o alcance dos projetos sociais desenvolvidos pela unidade, que já atua diretamente com crianças nas escolas.
“Temos os projetos Semeando o Futuro, Guardiões da Paz e Pequenos Guardiões, que são voltados ao público infantil. Mas sentimos a necessidade de incluir também os pais e responsáveis. Buscamos parcerias que pudessem nos ajudar a tirar o projeto do papel, e o resultado é esse evento que atende não apenas o Santa Cecília, mas toda a região ao redor”, afirmou.
Parceiros como a Prefeitura de Rio Branco, por meio do CRAS, os institutos Inova, Em Busca de Mim e UPAS, além da Rádio e TV ADBRAS e da Loja Maçônica Cavaleiros de Lyon, somaram forças à Polícia Militar para tornar a ação possível
A diretora da escola, Renata Campos, ressaltou a importância da aproximação entre a PM e a comunidade escolar. “Essa parceria com a Polícia Militar vem desde o ano passado e tem sido muito significativa. Muitas crianças tinham medo da polícia, algo que vem da cultura do medo repassada dentro das próprias comunidades. Então, ver a PM participando ativamente da rotina da escola, sendo parceira, muda essa percepção. Esperamos que essa iniciativa se repita, pois aproxima a polícia da comunidade de maneira natural e positiva”, destacou.
Para Doraci Gerônimo, moradora do bairro Liberdade, a oportunidade de atendimento médico perto de casa foi essencial. Ela levou o filho, que tem dificuldades de aprendizagem, para ser atendido pela pediatria. “Aqui é difícil ter médico, a gente vai e muitas vezes não tem. Hoje meu filho foi bem atendido, o médico encaminhou ele para fazer exames e investigar o problema de aprendizagem. Isso é muito importante para a gente que mora longe e nem sempre tem acesso fácil a esses serviços”, relatou.
O sargento Walison Borges, que coordena programas comunitários na região, reforçou que a ação tem como foco não apenas o atendimento social, mas a transformação da imagem da PM junto à população. “Estamos numa região com dificuldades estruturais e distantes de muitos serviços públicos. Essa ação busca suprir parte dessas necessidades e, ao mesmo tempo, mostrar que a Polícia Militar está presente para além da repressão. Queremos que a comunidade entenda que pode contar conosco. Somos parceiros”, enfatizou.
The post Ação social da Polícia Militar leva serviços e cidadania ao 2º Distrito da capital appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade