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Classe política sela compromisso histórico em defesa da estrada que liga o Acre de ponta a ponta

Parlamentares, governo e sociedade civil, assinam carta de intenções por reconstrução definitiva da BR-364Em um gesto histórico de união supraparti...

06/06/2025 21h41
Por: Redação068
Fonte: Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac

Parlamentares, governo e sociedade civil, assinam carta de intenções por reconstrução definitiva da BR-364

Em um gesto histórico de união suprapartidária, foi assinada nesta sexta- feira, 6, durante a segunda caravana de fiscalização promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), uma carta de intenções pela reconstrução definitiva da BR-364, principal via de ligação entre as regiões do Juruá e do Baixo Acre. O documento, elaborado pela Aleac, conta com o apoio integral da bancada federal, do Senado, do Governo do Estado, de prefeitos, vereadores, representantes do DNIT e lideranças comunitárias.

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A ação simbólica e estratégica, realizada no município de Cruzeiro do Sul, marca o ponto alto da mobilização intitulada “A BR-364 pede socorro”, iniciativa encabeçada pelo presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior (PP). O parlamentar destacou que a BR-364 é mais que uma estrada: “É o sonho de um povo. Um povo que resiste, trabalha, acredita. A assinatura dessa carta é o início de uma nova fase, onde a classe política acreana deixa de lado disputas e se une em torno do que realmente importa: o futuro do nosso estado”.

“A BR-364 não tem partido. Ela é de todos nós”

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A comitiva percorreu cerca de 700 quilômetros da rodovia em dois dias, saindo de Rio Branco rumo ao Juruá, parando nos pontos críticos da estrada e dialogando diretamente com a população. Em Cruzeiro do Sul, as autoridades reunidas no Centro Educativo, reafirmaram o compromisso conjunto de cobrar do Governo Federal investimentos robustos e permanentes, não apenas em ações paliativas, mas em obras estruturantes que garantam trafegabilidade o ano inteiro.

O senador Sérgio Petecão (PSD), presete no ato, foi enfático: “Essa não é hora de apontar culpados. É hora de somar forças. O engenheiro mais perigoso da BR chegou: é o verão. E se não agirmos agora, poderemos ficar isolados. Parabenizo o Dnit, o Ricardo, que tem se colocado à disposição, mas a nossa função é garantir o recurso. E isso só se faz com pressão política”.

Já o deputado federal Zezinho Barbary (PP) anunciou que destinará R$ 15 milhões em emenda de bancada para auxiliar na reconstrução da BR. “Essa é a obra mais importante do Acre. E essa caravana mostra que quando o Estado se une, as coisas acontecem. Nossa luta não é contra ninguém. É a favor do povo”, pontuou.

Técnicos confirmam que solução definitiva já foi testada

O presidente nacional do DNIT, Ricardo Araújo, também acompanhou a comitiva e fez um relato técnico contundente sobre a situação da rodovia. Segundo ele, o pavimento atual foi mal dimensionado no passado, mas o órgão já comprovou que a tecnologia de macadame hidráulico — implantada de forma experimental em alguns trechos — é viável, durável e adequada às condições da região. Ele afirmou ainda que o projeto de reconstrução completo da BR, parado há mais de uma década, foi retomado e está em fase final de elaboração.

“Essa é uma estrada social. Aqui não se trata apenas de economia, mas de dignidade, de saúde, de abastecimento. Já conseguimos elevar a BR do nível 3 para o nível 2 de prioridade. Isso significa que, de agora em diante, qualquer governo federal terá obrigação de colocar dinheiro nesta estrada”, assegurou Araújo.

Falas reforçam mobilização histórica da Aleac

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (PP), ressaltou que essa é a maior articulação já feita pelo Juruá em torno da BR. “Já tivemos outros movimentos, mas esse tem algo diferente: é a capital indo ao interior, é Rio Branco reconhecendo a importância do Juruá para o Acre. E isso é muito simbólico. Parabéns à Aleac por essa coragem”.

Outros parlamentares também se manifestaram com firmeza. O deputado Luiz Gonzaga (PSDB), primeiro-secretário da Casa, frisou que a população está cansada de promessas e quer soluções concretas. “Todo ano se gasta milhões em tapa-buraco. Se for pra fazer, que seja com qualidade. A sociedade está exigindo respeito”.

Já o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) destacou que essa caravana cumpre um papel que há muito era esperado pela sociedade. “Essa estrada é vital. E quando o Parlamento sai dos gabinetes e vai para a estrada, algo importante está acontecendo. A Aleac está cumprindo seu papel histórico. Isso aqui é mais que uma visita: é uma convocação à responsabilidade com o Acre”, declarou.

A deputada estadual Antônia Sales (MDB) também reforçou a importância da iniciativa, afirmando que a luta em torno da BR-364 transcende bandeiras partidárias. “Essa estrada é a espinha dorsal do nosso Estado. É por ela que chega comida, que chegam medicamentos, que escoa a produção, que circulam as pessoas. Sem essa estrada, o Juruá para. E por isso essa mobilização é tão necessária. É o Acre se levantando”, disse.

Ao final do ato, o presidente Nicolau Júnior sintetizou o sentimento que move a mobilização:

“Essa caravana não é contra ninguém e a BR-364 não é só uma estrada. Ela é o elo que une famílias, que sustenta a economia, que salva vidas e mantém viva a esperança de um povo inteiro. Quando a Aleac idealizou essa caravana, foi porque entendemos que não dá mais para assistir de longe ao sofrimento de quem precisa trafegar por essa rodovia. Estamos aqui, todos juntos — deputados estaduais, bancada federal, prefeitos, vereadores, DNIT e sociedade porque essa é uma causa de todos nós. A assinatura da carta de intenções é um marco. É a prova de que, quando deixamos de lado as diferenças políticas e nos unimos pelo que realmente importa, o Acre avança. Essa estrada não tem partido. Ela tem dono: o povo acreano”, disse.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Fotos: Sérgio Vale

Foto: Reprodução/Aleac
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