Visando a remissão de pena e ressocialização dos apenados, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), inaugurou na última quinta-feira (03), na Unidade Penitenciária Feminina Guimarães Lima, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, uma biblioteca, que fará parte do projeto Presídios Leitores que tem como slogan “A liberdade passa pela leitura”.
O evento contou com a presença de representantes do governo do Estado, do Poder Judiciário, membros do Instituto Federal do Acre e de outras autoridades.
O diretor da unidade penitenciária do Vale do Juruá, Elves Barros, enfatizou que foram realizadas ampliações e pintura na estrutura física da biblioteca do presídio. “Tivemos recursos próprios para reforma, ampliação e pintura na estrutura física da biblioteca do presídio feminino. Além disso, recebemos doações das bibliotecas do estado e estamos com projetos para aquisição de mais livros”.
O projeto Presídios Leitores surgiu na Universidade Federal do Acre - UFAC, a partir de um grupo de pesquisas, onde hoje atende mais de 120 apenados.
Flávio Mariano, juiz de direito do Tribunal de Justiça do Acre, disse que o projeto visa contribuir para o processo de humanizazção. “O projeto tenta contribuir para um processo de humanização no contexto prisional, além de trazer esperança para os apenados”.
Sensação
Vento
Umidade