E-mail

contato@site068.com.br

WhatsApp

https://site068.com.br/

23-2-DIGITAL-ADAP-O-PMRB-EDUCA-O-AGO-970-X250-BAN
Prefeitura

Prefeitura de Rio Branco combate e levanta índices do Aedes Aegypti

Prefeitura de Rio Branco combate e levanta índices do Aedes Aegypti

09/11/2022 19h15Atualizado há 3 anos
Por: Redação068
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da da diretoria de Vigilância Epidemiológica, da prefeitura de Rio Branco, está realizando o quarto levantamento este ano, do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya.

Na manhã desta quarta-feira (09), agentes de endemias realizaram visitas em casas e terrenos baldios em bairros da Baixada da Sobral. O objetivo é visitar 9.660 imóveis da área urbana do município (amostra de 5 % dos imóveis existentes).

Continua após a publicidade
23-2-DIGITAL-ADAPTA-O-PMRB-SA-DE-MULHER-1140-X150-BAN

“Os dados obtidos a partir do LIRAa são transformados em informações com o objetivo de orientar a gestão da Saúde na tomada de decisão pertinentes às ações de controle vetorial e demais decisões relacionadas ao enfrentamento da dengue, zika e chikungunya”, disse a secretária da Semsa, Sheila Andrade.

Em junho de 2022, foi realizado o último levantamento, onde apontou índice de infestação no município de 3,8%.

Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana. A prevenção é a melhor forma de combater a doença. Evitar água parada, esvaziar garrafas, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água são algumas iniciativas básicas para evitar a proliferação do vetor. Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor coloca os seus ovos.