Servidores e gestores da prefeitura de Rio Branco encerram capacitação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial
A secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), encerrou nesta sexta-feira (11), a capacitação para o fortalecimento e expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) entre servidores e gestores da prefeitura de Rio Branco (AC), que tinha com objetivo capacitar e fortalecer a política de promoção da igualdade racial.
O Treinamento é uma ação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), para apresentar e orientar o desenvolvimento e a implantação de políticas públicas destinadas à população negra, quilombola e às comunidades tradicionais.
Temas como a necessidade de reorganizar as instituições e órgãos públicos para trabalhar de forma estruturada, as políticas de igualdade racial e a escassez de recursos econômicos para implantação dessas políticas de Igualdade Racial, foram levantados durante a capacitação.
“Ao que parece, nosso objetivo foi alcançado, que é fazer com que as pessoas pensem um pouco melhor atuando em suas políticas e como elas podem pensar na promoção da igualdade racial”, disse a consultora do Sinapir, Nila Rodrigues.
O Dia Nacional da Consciência Negra homenageia e resgata as raízes do povo afro-brasileiro e é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro. Esta data foi restabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, porque coincide com o dia 20 de novembro de 1695, dia da morte de Zumbi dos Palmares, grande líder da resistência negra e da luta pela liberdade, autor da célebre frase: “Nascer negro é conseqüência, ser negro é consciência”.
Sensação
Vento
Umidade