Prefeitura de Cruzeiro do Sul e governo do Acre realizam ação de prevenção ao câncer de próstata
O Sistema Único de Saúde (SUS), através de um estudo realizado recentemente pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), afirmou que só no primeiro semestre de 2022, a busca por urologistas foi de apenas 200 mil.
Visando este maus hábitos, o governo do Acre, junto com a prefeitura de Cruzeiro do Sul, lançaram o Novembro Azul, mês de conscientização e prevenção ao câncer de próstata, com a realização de diversas programações com atendimentos preventivos, palestras, webnários, roda de conversa e trabalhos de conscientização nas unidades.
A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz, por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens. Os homens com mais de 50 anos e com sintomas de problemas na próstata, como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, devem ir ao médico para investigar o problema. É possível que outras doenças, como uma infecção urinária, estejam causando os sintomas.
Uma boa atitude é a prevenção que sem dúvida é o melhor remédio para alcançar a longevidade.
Em Cruzeiro do Sul tem realizado várias ações durante todo esse mês com o objetivo de sensibilizar e incentivar o exame. Como por exemplo durante o Copão Azul no Estádio O Cruzeirão, durante partidas do campeonato de futebol entre os sêniores.
O prefeito Zequinha Lima (PP), disse que será um momento de trazer informações livres de preconceito para este público. “Decidimos usar o campeonato de futebol e unir saúde e esporte. É uma boa ocasião para trazer informações livres de preconceito para este público. É o esporte promovendo a prevenção, conscientizar e combater o câncer de próstata”.
Sensação
Vento
Umidade