Música e talento marcaram a 3ª noite da Expoacre Juruá em Cruzeiro do Sul, no estande da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH). Os alunos do Centro Educativo Adilis Nogueira Maciel (Ceanom) abrilhantaram a exposição, tocando canções com diversos instrumentos e chamando a atenção do público que passava, nesta quinta-feira, 3.
Dentre eles, Breno Lorenzo Mendonça animou a noite com seu desempenho na bateria. Para o menino, o momento de se apresentar na Expoacre Juruá foi de pura alegria: “Isso aqui, pra mim, é uma honra. O Ceanom é uma segunda casa pra mim. O que eu faço com o Ceanom é melhor do que eu faria sem o Ceanom. Tô muito feliz de estar aqui, de fazer essa apresentação para o público”.
Juraci Nogueira, mãe de Breno, não escondeu a emoção ao ver o filho se apresentando: “Olha, eu tô muito feliz, muito orgulhosa do meu filho e emocionada. É a primeira vez que eu vejo ele tocando o instrumento que ele gosta, e eu tô orgulhosa dele”.
As apresentações de instituições sociais no espaço reservado à secretaria buscam, além de oferecer orientações sobre os serviços da pasta, também dar visibilidade ao trabalho de importantes organizações que atuam em áreas que beneficiam crianças e adolescentes, idosos e realizam proteção a pessoas em situação de vulnerabilidade, entre outras especialidades.
Para a secretária adjunta da SEASDH, Amanda Vasconcelos, o momento tem sido especial, pois dá visibilidade a ações que muitas vezes não são reconhecidas: “É uma oportunidade que a população do Juruá está tendo de ouvir música de qualidade e conhecer o trabalho social tão bonito que eles vêm desempenhando. Através da música, os usuários têm a oportunidade de desenvolver uma profissão, extravasar emoções e praticar cultura e arte de forma saudável. Para muitos, que não teriam acesso a isso no dia a dia, o Ceanom tem proporcionado essa chance”.
Representando o Centro Educativo, o orientador de violão Antonio Teles Júnior destacou o impacto do órgão: “Para mim e para a instituição, é um privilégio muito grande. Isso mostra às crianças que o mundo da música pode gerar uma renda extra, ou até mesmo sustentar uma família. Eu, por exemplo, vivo da música. Então, vejo o Ceanom como uma grande janela de oportunidades para esses jovens que estão começando agora”.
O aluno João Eduardo Gomes comentou sua participação: “É bom, né? Dá um pouquinho de ansiedade na hora de tocar aqui, porque a gente também vai se apresentar na frente do público, mas é uma oportunidade boa de mostrar o nosso verdadeiro talento, de mostrar do que a gente é capaz”.
No início deste ano, a instituição contou com a inscrição de mais de 400 usuários. As atividades oferecidas no local contribuem para o desenvolvimento psicológico, físico e social, impactando positivamente a vida de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), além de favorecer a comunicação entre os jovens.
A noite também contou com orientações sobre temas como população em situação de rua, combate ao tráfico de pessoas e apoio a migrantes, apátridas e refugiados, além de informações e atendimento sobre registro civil.
O Ceanom é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, com sede em Cruzeiro do Sul. Fundada em 1996 por empresários locais e pelo Conselho Empresarial da Mulher, foi oficialmente declarada de utilidade pública pelo município em 27 de junho de 2024. O centro atende jovens de 8 a 18 anos, oferecendo oficinas de violão, bateria, teclado, sanfona e outros instrumentos. Também são oferecidos cursos como informática, cultura e culinária, que beneficiam outros membros da comunidade.
The post Crianças e adolescentes do Ceanom encantam com talentos musicais na 3ª noite da Expoacre Juruá no estande da SEASDH appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade