A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE), por meio do Departamento de Manutenção, realizou, nos últimos dois anos, investimentos em mais de 60 escolas urbanas e rurais em todos os 22 municípios do estado.
Em Porto Acre, por exemplo, a Escola Jader Saraiva, localizada na Vila do V, e a Plácido de Castro, na sede do município, foram contempladas com ações de manutenção, como reforma de banheiros e de salas de aula, além de pintura e manutenção do piso.
Em Rio Branco, escolas urbanas e rurais também receberam manutenção predial, como o Instituto de Educação Lourenço Filho (Ielf) e as escolas Boa União, Serafim Salgado, Alcimar Leitão e Marilda Gouveia, além de escolas rurais como a Major João Câncio e a Dalva de Oliveira, localizadas na Estrada Transacreana, e a Ruy Azevedo, no Benfica.
No Bujari, a manutenção chegou às escolas rurais Paraíso e Pedro Gomes. Já em Sena Madureira, as escolas Fontinele de Castro, Charles Santos, Assis Vasconcelos, Júlio Mattioli e o Instituto Santa Juliana receberam intervenções.
Os municípios de difícil acesso também foram contemplados com as mais diversas ações do governo do Estado, como a Escola Borges de Aquino, que, além da manutenção predial também, teve a quadra de esportes completamente revitalizada pelo Departamento de Manutenção. Também a Escola Rural Adalberto Sena recebeu diversos benefícios.
A gestora da Fontinele de Castro, Maria Bonfim, destaca a necessidade da manutenção predial. “O processo começou nas salas de aula, depois no pátio e agora estamos esperando a conclusão da cantina. Os banheiros foram adaptados, atendendo as necessidades de nossos alunos especiais”, explica.
Também a diretora da Escola Jovem Boa União, Samyle Vieira, frisa a a importância das intervenções: “Esses serviços irão melhorar as salas de aula, a cantina, os laboratórios, o pátio, o refeitório, e vamos ganhar também um escovódromo [dependência destinada à escovação dos dentes], que os alunos estavam pedindo”.
Entre as dezenas de escolas que estão recebendo manutenção predial do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) estão a Fontinele de Castro, a Charles Santos e a Assis Vasconcelos, ambas localizadas no município de Sena Madureira.
Na Fontinele de Castro, por exemplo, a diretora da escola, professora Maria Bonfim, faz questão de dizer que a manutenção predial corresponde a um anseio da comunidade. “Melhora o ambiente escolar e proporciona uma melhor educação”, faz questão de dizer.
“Hoje, a nossa cantina está adaptada de acordo com as exigências. Além disso, a nossa quadra também está passando também por uma reforma e todas as salas de aula foram pintadas e o melhor, ainda ganhamos um poço artesiano porque todos os anos a gene passava pelo problema de falta d’água e agora estamos sanando essa situação”, afirmou.
Entre as manutenções realizadas nas escolas estão a reforma dos banheiros, troca de piso, ampliação de cozinha, rede elétrica, pintura e telhado. “A gente está tendo um ambiente limpo, um ambiente adequado e a melhora do espaço é a melhora também da aprendizagem”, disse a professora Maria Bonfim.
Para além de uma manutenção predial, as intervenções realizadas pelo governo do Estado em mais de 60 escolas do Estado representam, além de uma espaço mais adequado aos estudos, também uma melhor qualidade no processo de ensino-aprendizagem.
A aluna Letícia Farias, do 9º ano A da escola Fontinele de Castro, fez questão de dizer que a escola, depois da manutenção, ficou melhor. “Eu acredito que ficou melhor porque a reforma traz uma melhor qualidade para os alunos e ela, a reforma, fez muito bem para todos nós”, destacou.
Quem também ressalta a importância da manutenção predial é a aluna Rhyanna Abreu, do 9º ano B. “Quando eu cheguei aqui na escola, no sexto ano, a gente percebeu que a escola precisava sim de algumas melhorias, sobretudo na questão da infraestrutura, como nos banheiros e na iluminação em sala de aula. Então eu fico feliz porque até as novas gerações irão desfrutar dessa nova construção”, enfatizou.
Romário Guedes é pai de uma aluna que estuda no 7º ano e faz questão de dizer que a escola, depois da manutenção, está muito mais “apropriada” para os estudos dos alunos.
“Achei que a escola ficou perfeita, tanto as salas de aula quanto a entrada, a pintura, então só tenho a agradecer a SEE, o núcleo e a direção da escola, que lutaram muito pela escola e como pai fico feliz em ter conseguido uma vaga aqui eu indico para todos os pais, sobretudo depois dessa reforma”, afirmou.
The post Educação do Acre realiza investimentos em mais de 60 escolas urbanas e rurais appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade