Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da economia solidária, além de apoiar o empreendedorismo feminino e de jovens e adultos, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), assinou termos de fomento com diversas associações. Os acordos foram divulgados na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira, 8, e as assinaturas simbólicas serão realizadas em data posterior.
A cooperação com a Associação Amigos do Bem visa estimular o empreendedorismo regional por meio da oferta de cursos e oficinas de capacitação voltados para mulheres no município de Cruzeiro do Sul, interior do Acre. A assinatura do documento que formaliza a parceria entre governo e a associação Amigos do Bem foi assinada na noite de terça-feira, 1°, no estande da Sete na 20ª edição da Expoacre Juruá.
O titular da Sete, Marcelo Messias, destaca que a iniciativa fortalece o ecossistema empreendedor local. “Essas parcerias são fundamentais para dinamizar a economia. Mulheres, jovens e adultos poderão participar de cursos, oficinas e demais capacitações em diferentes municípios do estado”, ressalta.
Além disso, a Sete firmou convênio com a Associação Asas Amigas para promover o desenvolvimento socioeconômico da economia solidária no Acre, contemplando a aquisição de equipamentos, realização de oficinas e participação em feiras de exposição. O programa atenderá empreendedores de Rio Branco, Epitaciolândia, Capixaba, Xapuri, Manoel Urbano, Assis Brasil, Sena Madureira e Porto Acre.
O Instituto de Educação e Desenvolvimento da Amazônia (Ieda) também integra as parcerias, com ações focadas em jovens e adultos de Acrelândia, Plácido de Castro, Capixaba, Senador Guiomard, Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia, Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Bujari e Rio Branco. As iniciativas incluem sensibilização, capacitação e incentivo, culminando na elaboração e apresentação de planos de negócios, com reconhecimento para as ideias mais inovadoras e viáveis.
Novas ações serão desenvolvidas com a Cooperativa de Artesanato Amazônico (Paiol), com foco no fortalecimento de pequenos empreendimentos criativos individuais, por meio de oficinas profissionalizantes de corte e costura para pessoas de baixa renda na capital acreana.
A parceria com o Centro Educativo Adilis Nogueira Maciel (Ceanom) prevê a oferta de curso profissionalizante de costura criativa para mulheres em situação de vulnerabilidade social e sem vínculo empregatício, em Cruzeiro do Sul. De forma semelhante, a Associação Mãos Criativas do Acre (Amacre) promoverá ações sociais para o desenvolvimento de atividades produtivas, com cursos de corte e costura em Rio Branco. Já a Associação Artes Sem Fronteira (ASSF) atuará no fortalecimento de pequenos negócios criativos individuais por meio da oferta de capacitação para pessoas de baixa renda no município de Epitaciolândia.
Em outra data, acontecerá a assinatura simbólica dos demais termos de fomento da parceria com as instituições, junto aos representantes.
The post Estado firma parcerias para fomentar o empreendedorismo no Acre appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade