Por Celis Fabrícia
Com colaboração de Karolini Oliveira
Muito além de objetos de decoração, acessórios ou itens para presente, o artesanato do Acre expressa em cada peça a identidade dos empreendedores que vivem a economia sustentável. E esse conceito de peças produzidas com alta qualidade e consciência ambiental tem conquistado cada vez mais protagonismo nacional e internacional. No início de julho, dois artesãos do estado participaram da primeira missão em conjunto no mercado europeu. Maqueson Pereira da Silva e Rodney Paiva Ramos foram escolhidos, entre um universo de mais de 600 inscritos de todo o país, para participar da Jornada Exportadora Lisboa – 2025 .
Entre as diversas atividades realizadas durante a semana que passaram na capital portuguesa, eles participaram da rodada de negócios com compradores de Portugal e outros países europeus, a exemplo da Alemanha, Reino Unido, Itália, França e Espanha.
“A rodada de negócios é um indicador importante do cenário comercial em Portugal e para outros países europeus”, destacou Maqueson Pereira da Silva, da Marchetaria do Acre, que relembrou sua jornada de mais de 30 anos no mercado e de hoje estar entre as 100 maiores empresas de artesanato do Brasil. “Acredito que esta seja a quinta vez que figuramos nessa lista”, celebrou o artesão.
Durante as rodadas de negócios, quase 80% das empresas se mostraram interessadas pelo artesanato produzido por Rodney Paiva, da Biojoias Cores da Mata.
“A jornada exportadora foi um sucesso. Tinha 13 empresas e 10 pediram para falar comigo. Dessas 10, quatro pediram a tabela de preços e ficaram encantadas com o trabalho, com o artesanato, disseram que era uma peça de um acabamento perfeito, de muita qualidade”, comemorou a artesã.
Da capital portuguesa, os artesãos já seguem para uma nova missão. Eles fazem parte do grupo de 10 artesãos do Acre que participam da 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), em Olinda (PE).
“Agora eu estou na Fenearte, e quando eu retornar para a minha cidade, Rio Branco, no dia 20 de julho, eu vou preparar toda a planilha com os valores e fotos para enviar aos compradores internacionais”, disse a artesã Rodney Paiva Ramos.
A 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato reúne mais de 5 mil artesãos e expositores de vários estados do Brasil e do exterior, no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda. São cerca de 700 espaços de comercialização nesse evento que tem duração de 12 dias.
A feira é mais um momento relevante para o protagonismo do artesanato acreano que está ganhando mais espaço no mercado internacional, segundo a coordenadora do Artesanato Acreano, Risoleta Queiroz: “É muito bom para o artesanato acreano ter essa representatividade. E agora estamos na Fenearte com mais 10 artesãos selecionados por meio de edital estadual. Realmente o artesanato acreano está de parabéns”.
O espaço do Acre tem representantes de todas as regionais do estado com Vanusa da Silva Lima, Antônio Kleder Bezerra da Silva, Rodney Paiva Ramos, Maria de Fátima Martins Taborga, Maria Barroso Moreira, Maqueson Pereira da Silva, José Rodrigues de Araújo (Dr. da Borracha), Francisco Ramalho Rodrigues, Márcia Silvia de Lima e representante da Associação de Artesãos do Vale do Juruá (Assavaj).
Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte abriu as portas nesta quarta-feira, 9, e só termina no dia 20, com a expectativa de atrair público aproximado de 320 mil pessoas e movimentar mais de R$ 108 milhões.
The post Artesanato do Acre alcança mercado internacional e segue como protagonista em eventos pelo país appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade