Dando continuidade à etapa municipal da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), realizou mais dois dias de evento, desta vez em Feijó e Tarauacá, nessa quinta-feira, 10, e sexta-feira, 11, respectivamente. Com o tema ‘Mais Democracia, Mais Igualdade e Conquistas para Todas’, o projeto é efetuado sob a coordenação da pasta e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim).
A conferência tem como objetivo reunir propostas que contribuam para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres, considerando a diversidade de contextos e experiências. As decisões tomadas nas etapas municipais e regionais serão encaminhadas à Comissão Organizadora Estadual e, posteriormente, consolidadas para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
De acordo com a titular da Semulher, Márdhia El-Shawwa Pereira, a conferência tem grande potencial para fortalecer as políticas voltadas ao público feminino e reforça o compromisso do Estado em aprimorar as ações já desenvolvidas em prol das mulheres.
“A conferência é um espaço ímpar, um momento precioso que observamos, bem de perto, como se cria, articula e pensa política pública. Temos muito a avançar e alcançar com isso. Queremos escutar todas as mulheres, aquelas dos territórios mais distantes, aquelas que sabem a necessidade do seu município e queiram contribuir e construir juntas”, destacou.
A conferência está organizada em seis eixos temáticos que orientam os debates e a formulação de propostas. Um dos temas centrais é a autonomia econômica das mulheres e a promoção da igualdade no mercado de trabalho. Também são discutidas ações de enfrentamento a todas as formas de violência de gênero. A saúde integral das mulheres, incluindo os direitos sexuais e reprodutivos, compõe outro eixo importante.
Além disso, a pauta inclui ainda a ampliação da participação política feminina e o fortalecimento das instituições voltadas à igualdade de gênero. As discussões abrangem, também, o desenvolvimento sustentável, com foco no direito à terra e à moradia. A diversidade e a inclusão são tratadas com ênfase no combate às discriminações e no reconhecimento das interseccionalidades.
“Ficamos muito felizes em acompanhar essas etapas, pois isso só reforça o compromisso que os municípios têm em alinhar estratégias e melhorias com o Estado nas políticas públicas para as mulheres”, afirmou a diretora de Políticas para Mulheres da Semulher, Laura Souza.
A parceria entre o governo do Estado e as administrações municipais é fundamental para assegurar a realização contínua de eventos dessa importância em todo o Acre. Essa cooperação fortalece o acesso das mulheres acreanas à informação e amplia o conhecimento sobre seus direitos.
A coordenadora do Organismo de Políticas para Mulheres (OPM) de Feijó, Pamela Morais, enfatizou: “Me sinto incluída e valorizada em um ambiente como esse, onde políticas públicas são discutidas e articuladas. Precisamos avançar cada vez mais e acredito que esse é o caminho certo.”
A fase estadual da 5ª Conferência está prevista para o dia 11 de agosto, em Rio Branco. Até lá, os 22 municípios do Acre devem realizar as etapas municipais, conforme indica o cronograma estabelecido pela Comissão Organizadora Estadual.
“Um passo importante em busca de mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas. Seguimos avançando cada vez mais por aquelas que mais precisam”, reforçou a representante do Cedim, Antonieta Anastácio.
The post Em Tarauacá e Feijó, Semulher dá continuidade à etapa municipal da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade