Mais uma etapa da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres foi realizada nesta segunda-feira, 14, em Bujari. A ação é uma iniciativa do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), e é coordenada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim).
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Conquistas para Todas”, a conferência tem como objetivo reunir propostas que contribuam para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres, levando em consideração a diversidade de contextos e experiências. As deliberações das etapas municipais e regionais serão encaminhadas à Comissão Organizadora Estadual e, posteriormente, consolidadas para apresentação na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
Durante o encontro, a diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Semulher, Laura Souza, reafirmou o compromisso do governo com as mulheres acreanas. “Este é um momento de escuta, de construção e reafirmação dos nossos direitos. Nós estamos aqui para construir em conjunto as melhorias das políticas para as mulheres no município de Bujari e em todo o estado”, afirmou.
A conferência está estruturada em seis eixos temáticos, que orientam os debates e a elaboração de propostas. Entre os principais temas discutidos estão a autonomia econômica das mulheres, a promoção da igualdade no mercado de trabalho, o enfrentamento a todas as formas de violência de gênero e a garantia da saúde integral das mulheres, incluindo os direitos sexuais e reprodutivos.
Para a coordenadora do Organismo de Políticas para Mulheres (OPM) de Bujari, Edna Belém, o encontro representa mais que um momento de diálogo: é um marco de construção coletiva. “Aqui, nós escutamos, propomos e reafirmamos compromissos com a equidade, a justiça e o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres em toda a sua diversidade”, destacou.
A parceria entre o governo do Estado e as administrações municipais tem papel fundamental na realização contínua de eventos dessa relevância em todo o Acre. Essa cooperação fortalece o acesso das mulheres à informação e amplia o conhecimento sobre seus direitos.
“Que os compromissos assumidos aqui se transformem em políticas públicas eficazes e realmente atendam às nossas necessidades e anseios, especialmente as demandas das mulheres mais vulneráveis”, finalizou Geovana Castelo Branco, presidente do Cedim.
A etapa estadual da 5ª Conferência está prevista para o dia 11 de agosto, em Rio Branco. Até lá, os 22 municípios acreanos deverão realizar suas etapas municipais, conforme o cronograma estabelecido pela Comissão Organizadora Estadual.
The post Semulher realiza etapa municipal da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres em Bujari appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade