A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio do Departamento de Educação Escolar Indígena, em parceria com o programa REM KfW, realiza até a próxima sexta-feira,18, no auditório no Instituto de Educação Lourenço Filho (IELF), uma formação intercultural para assessores e professores indígenas.
Dentro do programa REM KfW, a formação faz parte do subprograma territórios indígenas, que tem como título “Formação intercultural diferenciada indígena”, cujo objetivo é consolidar ações em educação intercultural e gestão ambiental junto às escolas localizadas nas terras indígenas, seus docentes e os agentes agroflorestais indígenas.
De acordo com o chefe do Departamento da SEE, professor Charles Falcão, a formação está sendo trabalhada dentro da perspectiva da educação ambiental e da sustentabilidade. “Com isso, estamos fortalecendo as experiências que estão acontecendo dentro das comunidades indígenas”, explicou.
“Também estamos trabalhando os projetos que já estão sendo desenvolvidos na perspectiva do fortalecimento da produção, na perspectiva de um ambiente saudável. Então, a gente está trazendo essas experiências e ao longo da semana vamos estar trabalhando a questão do currículo”, afirmou.
Dinah Borges, assessora do programa REM KfW no Acre, destacou a importância da educação e do professor. “A gente está ajudando nessa formação porque a educação está dentro do subprograma territórios indígenas, e essas ações, como as oficinas pedagógicas, estão dentro do fomento, o que acaba ajudando as escolas”, disse.
O professor Leonardo Rosa Katukina, da Escola Tamakayã, de Cruzeiro do Sul, disse que a formação tem a função de informar. “Nossos alunos não têm esse conhecimento, então precisamos levar para que eles possam conhecer a realidade do nosso mundo”, destacou.
Já o professor Valdo Fernandes, da aldeia Paranoá, no município de Feijó, frisou a importância das mudanças climáticas, tema que segundo ele, vai ser desenvolvido junto às comunidades. “Tem a questão do desmatamento, da mudança climática e a gente precisa reflorestar, criar, sem prejudicar o meio ambiente”, afirmou.
The post Educação do Acre realiza formação intercultural para assessores e professores indígenas appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade