Ocorreu no centro de convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco (AC), entre os dias 7 e 8, a 8ª edição da Mostra Viver Ciência, que teve como tema “A ciência a serviço da vida”. O evento foi organizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), por meio do Departamento de Inovação e em parceria com 26 órgãos e entidades municipais, estaduais e federais.
Durante os dois dias de evento os visitantes tiveram diversas atrações como o planetário, o palco cultural e o museu da tecnologia, além de diversas outras atrações e a participação das escolas da rede estadual, que apresentaram nada menos do que 186 trabalhos.
Durante os dois dias de evento, ao menos vinte mil visitantes estiveram presentes no local. Vale ressaltar que nos dois últimos anos as edições da mostra foram realizadas de forma remota, por conta da Covid-19.
A mostra reuniu 36 projetos. Entre eles, a pesquisa de Slime Magnético Fluorescente dos alunos da Escola Djalma Teles Galdino. O estudante Jamesson Lamaia relata que o produto, feito de uma mistura de cola, palha de aço, bicarbonato, água boricada e tinta neon, chamou a atenção dos visitantes. “O movimento aqui está grande e, apesar do nervosismo de estar participando pela primeira vez, estou gostando muito”, afirmou.
Sensação
Vento
Umidade