Durante as maiores festas populares do Acre, como as feiras agropecuárias e festivas de praia, o governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) tem reforçado sua missão além da fiscalização, que é de levar educação e consciência à população sobre os perigos no trânsito, especialmente quando há mistura de álcool e direção.
Com uma abordagem cada vez mais educativa e próxima das pessoas, orientadores de trânsito percorrem espaços de grande circulação para conversar diretamente com motoristas, motociclistas, pedestres e jovens. A proposta é clara: salvar vidas por meio da informação e da mudança de comportamento.
De forma estratégica, as equipes do Detran atuam com jogos interativos, óculos simuladores de embriaguez, distribuição de panfletos e conversas orientativas. As atividades são conduzidas por educadores capacitados, que tratam com seriedade e empatia o tema da segurança no trânsito.
Para o presidente do Detran em exercício, Argos Moura , as ações educativas têm impacto direto na prevenção. “Nosso objetivo é que as pessoas deixem esses eventos com o pensamento positivo de refletir sobre suas atitudes ao volante. A prevenção é o caminho mais eficaz para salvar vidas no trânsito”, destaca.
De acordo com a coordenadora de Educação de Trânsito, Cléia Machado, a aceitação da população tem sido positiva. “Muitas famílias e jovens participam das atividades, tiram dúvidas e reconhecem a importância da presença do órgão nesses eventos. Ficamos felizes pela aceitação da nossa mensagem, que tem como principal objetivo conscientizar”, declara.
Educação e fiscalização, a dupla que salva vidas
Uma outra estratégia utilizada pelo Detran para conscientizar é fazer a junção entre ações educativas e de fiscalização. Esse trabalho tem mostrado que é possível mudar a realidade do trânsito unindo educação e fiscalização.
O êxito das ações pode ser medido tanto pela redução de ocorrências quanto pelo aumento do envolvimento da população nas campanhas. Para o Detran, cada abordagem realizada, cada pessoa sensibilizada e cada blitz efetuada representa um passo em direção a um trânsito mais seguro e humano.
“Nós acreditamos que o trânsito é feito de escolhas, e quando as pessoas escolhem a vida, todos ganham”, reforçou a coordenadora de Educação de Trânsito, Cléia Machado.
Lei Seca: fiscalização para proteger vidas
Além do trabalho educativo, as blitzes da Operação Lei Seca, coordenadas pelo Detran e pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), seguem sendo uma ferramenta indispensável na redução de acidentes.
Instaladas em pontos estratégicos, principalmente durante e após grandes eventos, as blitzes atuam com o rigor necessário para coibir infrações e retirar de circulação motoristas alcoolizados. A atuação integrada entre Detran, BPTran e demais forças de segurança tem resultado em números expressivos de vidas preservadas.
“O objetivo não é punir, mas evitar que alguém cause um sinistro ou perca a vida por uma escolha irresponsável”, ressalta o responsável pela Coordenadoria de Fiscalização de Trânsito do Detran, Wanderson Silva.
Com um trabalho contínuo, o Detran mostra que educar, fiscalizar e conscientizar são pilares essenciais para a preservação da vida nas ruas e estradas do Acre. E, principalmente, que segurança no trânsito também se faz com empatia e responsabilidade compartilhada.
The post Detran leva educação de trânsito aos principais eventos festivos do Acre, com foco na preservação de vidas appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade